alexametrics
25.03.2020 | 11h50


GERAL / EFEITO ISOLAMENTO

Economista: Discurso de Bolsonaro é realista; quem não está doente tem que trabalhar

O profissional aconselha que o momento é fortalecer comércios locais, pois as grandes empresas têm condições de se manter por alguns meses, já que estão recebendo diversos incentivos e concessões do Governo Federal.


DA REDAÇÃO

O economista Edisantos Amorim comentou, em entrevista ao , sobre o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que pediu o fim do isolamento total dos brasileiros, durante a pandemia do coronavírus. Amorim argumenta que é importante que as pessoas que não estão doentes trabalhem, para que a economia não entre colapso.

“O discurso [do presidente Jair Bolsonaro] foi bem realista. Se todo mundo entrar em pânico nós vamos cair em um precipício. O problema existe, mas temos que trabalhar a ótica do controle”, enfatiza.

Para ele, a pandemia causada pela Covid-19 deve ser tratada com muita cautela, e sem medidas abruptas, já que trabalha dois pontos sensíveis: o bolso e a vida do cidadão. 

“Até ontem [24 de março], havia um decreto que determinava que fechasse tudo, nada poderia funcionar. Isso é ruim, pois, antecipa um problema que poderia ter mais cautela. Quando você para tudo, a tendência é a falência”, explica o economista. 

No entanto, o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro já publicou um novo decreto que autoriza o funcionamento de serviços essenciais com algumas ressalvas, o que o Edisantos considera positivo para o setor empresarial e comercial. 

Na leitura do economista, pessoas infectadas pelo coronavírus e pertencentes ao grupo de risco devem permanecer isoladas, mas os jovens e mais saudáveis devem trabalhar, tomando as medidas de segurança necessária para que não se mergulhe no caos social, que pode ser causado por uma crise financeira e o um desemprego em massa, assim como defendeu o presidente.

Edisantos aconselha que o momento é fortalecer comércios locais, pois as grandes empresas têm condições de se manter por alguns meses, já que estão recebendo diversos incentivos e concessões do Governo Federal. 

Ele analisa que voltar ao funcionamento é uma das formas de se ter menos impactos.

“O que pode acontecer é uma redução de carga de trabalho, uma redução de salário, para passar por esse período. Por mais que os governos segurem, os trabalhadores irão sentir, pois, pode haverá uma diminuição de renda”, pontua. 











(5) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Veio du Porto  26.03.20 11h02
Bora galera, nao guento mais ver os botecos fechados......bora trabalhar....

Responder

19
0
Cerli jardim   09.04.20 06h13
Estão se aproveitando deste vírus para desestruturar o presidente . Vírus sempre existiram , uns pegam outros não! Quem começou o pânico foi a Globo . Influência , h1n1 , gripe suína, gripe Espanhola, gripe aviária, ebola Nunca em minha vida vivi o q estou vivendo hoje . Presa em minha casa . O judiciário soltando criminosos

Responder

5
1
Rosino Manoel de Bonfim bonfim  25.03.20 21h04
As pessoas dos GRUPOS DE RISCOS devem ficar em casa sim !! Principalmente os IDOSO, esses sim tem que ficar isolados de QUARENTENA. Os demais podem sim voltar ao trabalho..Lógico que respeitando as normas de MANTER A DISTÂNCIA e HIGIENE principalmente.

Responder

31
0
ANTONIO ROGÉRIO COLA  25.03.20 17h18
É RIDÍCULA A OFENSIVA DO DORIANA NA TENTATIVA DE DESESTABILIZAR O GOVERNO JOHNNY BRAVO POR MOTIVOS MERAMENTE ELEITORAIS, SUSPENDENDO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE REPRESENTA HOJE 40% DO PIB NACIONAL!!!... COM ESSA ATITUDE CRETINA E CRIMINOSA ESSE GOVERNADOR HIPÓCRITA E CANALHA ESTÁ PREPARANDO UMA TEMPESTADE-GIGANTE DE UMA POSSÍVEL RECESSÃO BRAVA, COM DIMINUIÇÃO DE ATÉ 4% NA ECONOMIA DO PAÍS!!!... NEM LÊNIN, OU MAO TSE TUNG, NO AUGE DAS SUAS DIDATURAS COMUNISTAS, SE QUISESSE DESTRUIR O CAPITALISMO MUNDIAL, TERIAM UMA IDEIA DESSA!!!... ALÉM DO DORIANA, ALGUNS OUTROS GOVERNADORES, PREFEITOS E UMA INFINIDADE DE PEQUENAS AUTORIDADES, QUE VÃO DO SÍNDICO AO GUARDA-NOTURNO, NÃO ESTÃO COMBATENDO O VÍRUS PORRA NENHUMA!!!... SIMPLESMENTE ESTÃO ARRUINANDO COM SEUS ESTADOS, MUNICÍPIOS E, CONSEQUENTEMENTE, COM O BRASIL, CRIANDO, EM CONJUNTO, UMA SITUAÇÃO DE ANARQUIA, NA QUAL VAI SE TORNANDO IMPOSSÍVEL PRODUZIR OS BENS DE CONSUMO, SERVIÇOS, ATIVIDADES LIBERAIS E AUTÔNOMAS!!!... ALGUNS DESSES IMBECIS FAZEM ISSO POR SIMPLES IGNORÂNCIA E ESTUPIDEZ E OUTROS POR SE JULGAREM POLITICAMENTE ESPERTOS COMO O GOVERNADOR CENTROAVANTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO!!!... E AGEM DESSA FORMA POR QUESTÕES MERAMENTE POLÍTICAS, NUM ANO ELEITORAL, CAGANDO E ANDANDO PRA TAL PANDEMIA, POIS QUEM VAI SOFRER MESMO, COMO SEMPRE, É QUEM FICARÁ SEM TRABALHO!!!... NESTE PRIMEIRO MOMENTO, JÁ SÃO CERCA DE R$ 600 BILHÕES DE RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL PROS CAIXAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, PRO ENFRENTAMENTO AO “VÍRUS COMUNISTA”!!!... EMBORA ALGUNS DOS GOVERNADORES, EXCETO OS CANALHAS OPORTUNISTAS COMO O DORIANA, O WITZEL TRAÍRA, “CENTROAVANTE” DO ESPÍRITO SANTO E OS COMUNISTAS E PT’RALHAS DO NORTE E NORDESTE, ELOGIARAM O PACOTE DO GOVERNO QUE ESTÁ DANDO UM SUBSTANCIAL APOIO FINANCEIROS AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, COM A BAGATELA DE R$ 88 BILHÕES!!!... ALGUNS ATÉ, PROATIVAMENTE, DERAM OUTRAS SUGESTÕES QUE ESTÃO SENDO CONSIDERADAS PELA EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO EM SUAS AVALIAÇÕES!!!...

Responder

70
9
Antonio Romeu  05.04.20 23h43
Alguém ja viu ALGUM ECONOMISTA defender em favor do trabalhador? Alguém já viu? Pra essa corja os empresarios sempre tem razão. Entre salvar um cpf ou o Cnpj, sempre salvarão o patrão.

Responder

1
4
Realidade   06.04.20 09h12
Não é sobre salvar patrão, se cair, vai todo mundo! Ou vc acha que o patrão vai pagar salários funcionário como, com o que?? Acorda!!!

Responder

7
0
ANTONIO ROGÉRIO COLA  25.03.20 17h17
JOHNNY BRAVO TEVE A CORAGEM PATRIÓTICA DE DESVENDAR O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ONDA DO VÍRUS CHINÊS, AO DIZER ONTEM QUE ESSA QUARENTENA ESTAPAFÚRDIA DEVE ACABAR LOGO PRAS PESSOAS VOLTAREM AO TRABALHO NORMALMENTE!!!... JÁ SE CONCLUIU QUE NÃO HÁ NADA DE ALARMANTE NESSA FALSA CRISE!!!... A ITÁLIA SUCUMBIU PELOS SEUS PRÓPRIOS ERROS DE PRECAUÇÃO, POIS SE TRATA DE UM PAÍS DE VELHOS DE MAIS DE 60 ANOS, CAINDO AOS PEDAÇOS POR SIMPLES CAUSAS NATURAIS!!!... ALÉM DISSO AS SUAS CIDADES VELHAS, MOFADAS E SUJAS, COM ESPAÇOS DIMINUTOS DE CIRCULAÇÃO E MORADIA E MUITOS TURISTAS ESTRANGEIROS TRANSITANDO, LEVARAM À EXPANSÃO DO VÍRUS NUM CONTÁGIO RÁPIDO E A CURTO PRAZO, ASSIM QUE A MOLÉSTIA FOI DISSEMINADA PELOS CHINESES!!!... NA VERDADE, ESSE VÍRUS TÃO TEMIDO, SÓ APRESENTA UM POUQUINHO MAIS DE VELOCIDADE NO CONTÁGIO E TRANSMISSÃO DE UMA GRIPEZINHA CORRIQUEIRA, QUE NÃO É LETAL E SÓ OFERECE RISCO AOS GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS DOS IDOSOS, DOENTES CRÔNICOS GRAVES, IMUNOSSUPRESSORES, OS JÁ PORTADORES DE MOLÉSTIAS GRAVES, QUE JÁ ESTÃO EM FASE TERMINAL, TANTO NAS RESIDÊNCIAS COMO NOS HOSPITAIS!!!... AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS ATÉ 60 ANOS JÁ POSSUEM IMUNIDADE NATURAL AOS CORONAVÍRUS DOS SURTOS ANTERIORES QUE JÁ CHEGARAM MAIS RECENTEMENTE AO BRASIL E, POR ISSO, NÃO MATARÁ SEQUER 1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL!!!... O MAIS IMPORTANTE NESSE MOMENTO, É SABER QUE O RESULTADO DESSA QUARENTENA EXAGERADA E DESASTRADA SERÁ MUITO MAI IMPACTANTE E DEVASTADOR PRA VIDA DAS PESSOAS, NO QUE TANGE À ECONOMIA E AS FINANÇAS PESSOAIS, DO QUE PROPRIAMENTE ESSE VÍRUS COMUNISTA!!!... OS GOVERNOS TEM MAIS É QUE FREAR ESSA HISTERIA E PÂNICO COLETIVO, PARTIR PRA MEDIDAS MAIS ENÉRGICAS RACIONAIS, LIDANDO NORMALMENTE COM UM SURTO DE GRIPE!!!...

Responder

45
8
Deborah  25.03.20 12h10
O economista Edisantos Amorim tentou minimizar um problema muito complexo, mas esqueceu de um detalhe: GENTE MORTA NÃO CONSOME. Não adianta muito todo mundo voltar para a vida econômica nesse momento e isolar os idosos, pq alguém precisa cuidar da criança enquanto os pais trabalham (em muitos casos quem faz isso são os avós), mesmo pessoas jovens que peguem a infecção podem ficar afastadas das atividades ou ate ficar internadas (menos atividade produtiva e menos consumo). Não tem resposta simples para problema complexo.

Responder

60
69
  25.03.20 15h14
Mas ele não pediu pra todo mundo voltar. Ele até mencionou redução de jornada.

Responder

70
3
João Régio Heitor   03.04.20 00h31
A faixa de pessoas produtivas volta ao trabalho.

Responder

8
0
Poliana  25.03.20 17h53
E sem comer morre

Responder

23
3
Milena  25.03.20 21h09
Esse economista falido è uma piada, quer aparecer, pela pinta ja vai querer ser candidato a vereador.

Responder

3
13
Barbara  28.03.20 23h54
Senhora Milena, o que esta em questão não é a situação financeira, e nem se irá se candidatar. Creio, que deverá fazer interpretação de texto, ou ler um pouco para estar por dentro de assuntos que envolvem nosso país. Todavia, a vida particular dele não a interessa. Obs: Pessoas frustadas, mal amadas, sem perspectiva de vida, ociosas, amargas, são sempre infelizes em suas vidas e no que dizem. (Aurilene Damaceno).

Responder

13
0
Barbara  28.03.20 23h56
Senhora Milena, o que esta em questão não é a situação financeira, e nem se irá se candidatar. Creio, que deverá fazer interpretação de texto, ou ler um pouco para estar por dentro de assuntos que envolvem nosso país. Todavia, a vida particular dele não a interessa. Obs: Pessoas frustadas, mal amadas, sem perspectiva de vida, ociosas, amargas, são sempre infelizes em suas vidas e no que dizem. (Aurilene Damaceno).

Responder

10
0
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime