facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

06 de Novembro de 2015, 17h:40 - A | A

GERAL / OPERAÇÃO CORRIDA DO OURO

Dois policiais civis e um militar já estão na cadeia; PF prendeu sete

Há informações preliminares de que a PF vai desocupar 'de vez' o garimpo neste final de semana.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Já estão presos dois policiais civis e o oficial militar aposentado, acusados de comandar, à mão armada, a extração ilegal de ouro na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, local que está sendo chamado de “nova Serra Pelada”.

Os policiais civis Reginaldo Aparecido Ferreira e Ademirson Júnior, lotados na Delegacia Municipal de Pontes e Lacerda, foram presos na cidade e estão no Presídio Miiltar de Santo Antônio do Leverger.

As prisões foram feitas pela manhã e à tarde desta sexta-feira (6), em Pontes e Lacerda e Cuiabá, pela Polícia Federal, que desencadeia a Operação Corrida do Ouro, por ordem judicial, dada em 16 de setembro, de interditar e desocupar o garimpo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os policiais civis Reginaldo Aparecido Ferreira e Ademirson Júnior, lotados na Delegacia Municipal de Pontes e Lacerda, foram presos na cidade e estão no Presídio Militar de Santo Antônio do Leverger. O delegado regional Vitor Chab afirma que um terceiro civil, Everaldo Duarte Rodrigues, vai se entregar  a ele neste sábado (7). O quarto civil é Vítor Hugo Pedroso, conhecido como “Vitão”, que está foragido e não há notícias do paradeiro dele. “Vitão” é lotado na Delegacia de Delitos de Trânsito (Delatran) da capital. Os quatro são investigadores.

O quarto civil é Vítor Hugo Pedroso, conhecido como “Vitão”, que está foragido e não há notícias do paradeiro dele. “Vitão” é lotado na Delegacia de Delitos de Trânsito (Delatran) da capital. Os quatro são investigadores.

“O comportamento deles era público e notório. Constantemente podiam ser vistos no garimpo exercendo poder”, disse ao uma fonte da Polícia Civil em Pontes e Lacerda.

Os civis vão responder a processo administrativo na Corregedoria da Polícia Civil, que tem como pena máxima a exoneração do serviço público.

O oficial reformado da PM, Sebastião Rodrigues Filho, foi preso em Cuiabá. Por ser aposentado, vai responder na Justiça Criminal comum.

Os crimes imputados a eles são formação de quadrilha e extração ilegal. As penas máximas dos crimes somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

Usando armas, de acordo com a PF, esses civis e o militar estabeleceram a “lei do silêncio” no garimpo, criando enormes dificuldades à investigação.

Usando armas, de acordo com a PF, esses civis e o militar, além de outros envolvidos, estabeleceram a “lei do silêncio” no garimpo, criando enormes dificuldades à investigação.

Além da prisão deles, a Justiça Federal determinou o afastamento temporário cautelar das funções públicas.

O delegado federal Ronald da Silva de Miranda, que conduz a Operação, confirmou, através da Assessoria de Imprensa da PF, que sete prisões já foram realizadas das 10 autorizadas. Faltam três ainda, sendo duas dos policiais civis, e por isso a Operação não finalizou.

Quanto às apreensões, a PF informa que foram recolhidos documentos e mídia de computador. Ouro, não.

Sete prisões já foram realizadas das 10 autorizadas. Faltam três ainda, sendo duas dos policiais civis, e por isso a Operação não finalizou.

Há informações preliminares de que a PF vai desocupar de vez o garimpo no final de semana. Ainda há resistentes na área.

Sobre a Operação Corrida do Ouro, a Polícia Civil emitiu nota. Confira na íntegra.

A Polícia Judiciária Civil acompanha a operação Corrida do Ouro, deflagrada em conjunto com a Polícia Federal, nesta sexta-feira (06.11), em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), para desarticular uma organização criminosa especializada na extração e comércio de ouro do garimpo ilegal, instalado em área da União.

A Corregedoria Geral da Polícia Civil informou que, paralelamente à operação da Polícia Federal, cumpriu buscas no município de Pontes e Lacerda, para apurar denúncias envolvendo policiais civis. No entanto, as investigações são sigilosas e que por conta disso, não é possível apresentar detalhes.

Quanto à operação Corrida do Ouro, a Corregedoria aguarda cópia do inquérito policial para instaurar processo administrativo disciplinar, uma vez que a investigação criminal está a cargo da Polícia Federal.

O delegado geral, Adriano Peralta Moraes, disse que a Polícia Civil deu todo apoio à ação da Polícia Federal. “São ações simultâneas da Corregedoria Geral da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Federal e demais órgãos de persecução penal. É um processo doloroso toda vez que temos que agir cortando na própria carne, mas é necessário para o fortalecimento da Instituição”, afirmou.

A operação da Polícia Federal tem a participação de policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE), no cumprimento das ordens judiciais, e da Diretoria de Inteligência. 

 

 

Comente esta notícia