facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

15 de Abril de 2016, 18h:18 - A | A

GERAL / PROGRAMA DE DESESTATIZAÇÃO

Decreto de Dilma autoriza privatização do Aeroporto Marechal Rondon

Nesta quinta-feira (14), foi publicado o decreto da presidente Dilma Rousseff incluindo o aeroporto no Programa Nacional de Desestatização.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, será privatizado. O decreto 8.710, publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU) inclui o principal aeroporto de Mato Grosso no Programa Nacional de Desestatização e institui a Secretaria Nacional de Aviação Civil como a responsável pela condução e aprovação de estudos, projetos levantamentos que subsidiarão a transição do modelo de gestão.

O aeroporto Marechal Rondon é considerado o pior do país de acordo com a pesquisa de Satisfação realizada a cada quadrimestre pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também foi designada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para executar e acompanhar o processo de desestatização dos serviços públicos explorados no aeroporto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O aeroporto Marechal Rondon é considerado o pior do país de acordo com a pesquisa de Satisfação realizada a cada quadrimestre pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. De acordo com o levantamento, Cuiabá aparece com os piores índices na maioria dos quesitos como qualidade da internet wi-fi, disponibilidade e limpeza de sanitários, distância da caminhada no terminal, cordialidade dos funcionários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, segurança, limpeza geral do aeroporto, conforto térmico e acústico, qualidade e quantidade de lanchonetes e restaurantes, entre outros.

O Programa Nacional de Desestatização foi criado ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1997, com o objetivo de reorganizar a posição do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público.

De acordo com o Decreto 9.491/97, a desestatização permitiria ao Estado concentrar seus esforços nas atividades onde a presença estatal é fundamental e contribuiria para a reestruturação econômica do setor privado, com a modernização a ampliação da competitividade, além de retomar investimentos nas empresas que vierem a ser privatizadas.

O entrou em contato com a Secretaria Nacional de Aviação Civil para saber detalhes de quando e de que forma será feita a privatização do aeroporto Marechal Rondon, mas não obteve resposta.  

reprodução

decreto aerop

Decreto foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União

 

Comente esta notícia