22.12.2014 | 08h35


GERAL / QUALIDADE DUVIDOSA

Curso de medicina da Unic está entre os 27 'reprovados' pelo MEC

A relação das notas de cursos e instituições de ensino superior do país, públicas e privadas, foi divulgada nesta quinta-feira (18) no "Diário Oficial" da União



O curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) recebeu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), devido a isto, está entre os 27 “reprovados” pelo Ministério da Educação (MEC). As notas dos 154 cursos avaliados foram divulgadas pela Folha de São Paulo, após o resultado do MEC ser publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

A nota leva em consideração, além do Enade, fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura da instituição. O RepórterMT entrou em contato com a Universidade de Cuiabá, através da assessoria de impresa, que alegou que uma nota de exclarecimento será encaminhada para imprensa ainda nesta quinta-feira. 

O curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ficou entre os melhores avaliados pelo MEC, recebendo nota 3 no CPC e tendo conquistado a nota 4 no Enade. Já a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ainda não foi avaliada pela União já que passou a oferecer o curso de Medicina no segundo semestre de 2012.

O CPC tem gradações entre 1 e 5 –médias 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Entre os 27 cursos com desempenho ruim, cinco estão em universidades federais, segundo a portaria do Inep (órgão do MEC). São elas: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande.

Ao todo, 90 cursos receberam conceito 3 e 34 registraram nota 4 –nenhuma graduação obteve conceito 5. Outras 3 aparecem como "sem conceito". Nesses casos, são cursos recém-abertos, que ainda não completaram um ciclo de avaliação e, portanto, não recebem nota. De acordo com o censo do ensino superior mais recente, o país possui 206 cursos de medicina.

Mediante esta avaliação negativa, a Unic esclarece que tomará as medidas necessárias para reverter o resultado dos indicadores regulatórios do curso de Medicina, como a implantação de um plano de melhoria intensiva.

"Em compromisso com a transparência, a Unic permanece à disposição para quaisquer dúvidas adicionais e ressalta que obteve conceito satisfatório 4 do MEC no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado com base também nos resultados do último triênio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), fator que comprova a qualidade acadêmica da infraestrutura, do corpo docente e do projeto pedagógico da instituição.

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO