08.09.2019 | 11h56


SEM DINHEIRO

Cuiabano faz peixada para participar de maratona nos EUA

Esta será a primeira vez que Todynho participara de uma World Marathon Majors.


DA REDAÇÃO

RepórterMT/Reprodução

Todynho, a esposa Vilmara e os filhos Davi e Maria.

O atleta Marcos Paulo Conceição dos Santos, 35 anos, conhecido como Todynho, representará Cuiabá na maratona internacional, o World Marathon Majors, em Chicago (EUA). 

Apaixonado pelo esporte, Todynho garantiu sua participação e agora vai em busca do sonho. No entanto, os custos da viagem são altos. Sem patrocínio, ele conta com apoio dos amigos e familiares para realizar uma peixada, no dia 13 de setembro, para arrecadar dinheiro e conseguir arcar com as despesas.

Entrando no universo das corridas, as icônicas Majors, são conhecidas por serem as maiores e melhores provas do mundo, sendo avaliadas como "Classe A”.

Completar uma maratona consiste em correr a distância oficial de 42,195 km.

O corredor conta que sua relação com esporte nasceu após o convite do empresário e educador físico, Fernando Góis, da FG Assessoria, onde também atua dando mentoria especializada em corrida.   

Ele é casado com Vilmara e tem dois filhos, Davi, de 10 anos e a Maria, de dois anos. Todynho se formou em Educação Física e também dá aulas no Colégio Coração de Jesus. O atleta encara uma rotina pesada de treinos, que exige concentração, determinação e comprometimento. Disciplina essa que o consagrou maratonista, já que participou de duas maratonas, na cidade de Porto Alegre (RS).

 

Reprodução

toddynho e fernando.jpg

Marcos Paulo e o amigo, treinador Fernando Góis.

“Estou muito ansioso e com um pouco de medo por ser fora do Brasil. No começo, encarei como mais uma prova, mas depois a ficha foi caindo e as responsabilidades crescendo. Existe uma responsabilidade de fazer o meu melhor, estou trabalhando intensamente para fazer bem a prova”, disse.

A vontade de participar de um desafio dessa magnitude foi inspirada pelos alunos e pelo amigo, colega de trabalho e também maratonista, Fernando Góis.

“Foram me motivando, mostrando medalhas e fotos das corridas que acontecem fora do Brasil. A princípio, tinha escolhido Berlim, perdi os prazos, mas tudo deu certo, pois, consegui Chicago”, comentou o treinador.

RepórterMT/Reprodução

hugo e toddynho .jpg

O professor e o aluno, cirurgião dentista Hugo Almeida.

Questionado sobre a família, ele diz que recebe muito apoio e suporte, principalmente de sua esposa.

World Marathon Major

Para participar de uma competição dessa magnitude é exigido muito planejamento. Atletas do mundo inteiro perseguem o sonho de fazer parte do seleto grupo que registra uma Major no currículo.

Para conseguir uma chance é preciso cumprir os requisitos de desempenho, em outros eventos, para que seja possível se inscrever no disputado sorteio das vagas.

Atualmente, fazem parte da cobiçada lista, as cidades de Tóquio, no Japão, Boston, nos EUA, Londres, na Inglaterra, Berlim, na Alemanha, Nova York e Chicago, nos Estados Unidos, únicas a ofertarem a World Marathon Major.

 

 

RepórterMT/Reprodução

toddynho 1

Marcos Paulo, o Todynho, na Maratona de Porto Alegre (RS).

Maratona

A corrida originou-se de uma lenda grega. Seu nome foi dado devido à história do soldado ateniense Fidípides, mensageiro do exército, ele teria corrido 42 km, entre o campo de batalha de Maratona até Atenas, para anunciar aos cidadãos a vitória dos exércitos atenienses contra os persas.

Em seguida, ele morreu de exaustão após concluir a missão.

Peixada

O evento ocorre no dia 13 de setembro, às 19h, no Centro Cultural da comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. O ingresso custa R$ 45 e os interessados podem adquirir pelos telefones: (65) 99278-9743 ou 99911-9160.

Os pagamentos são feitos à vista ou por transferência bancária.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER