facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

24 de Setembro de 2015, 08h:42 - A | A

GERAL / MOSQUITO ASSASSINO

Cuiabá tem mais de dois mil casos de dengue; uma pessoa morreu

As maiores incidências da dengue foram registradas nos bairros Pedra 90, 165 casos da doença; Santa Isabel, com 131 casos; Cidade Alta, com 65 casos; Dom Aquino, com 58 casos, Parque Cuiabá, com 50 e Novo Terceiro, com 40 casos.

DA REDAÇÃO



Segundo o Boletim da Dengue divulgado esta semana pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEV), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, no período de 13 a 19 de setembro, 13 novos casos de dengue foram notificados na capital. Em relação aos dados acumulados de 2015, só neste ano já foram registrados na cidade 2.256 casos de dengue dos quais 1.248 foram confirmados. Um óbito foi confirmado.

Maiores incidências da dengue foram registradas nos bairros Pedra 90, 165 casos da doença; Santa Isabel, com 131 casos; Cidade Alta, com 65 casos; Dom Aquino, com 58 casos, Parque Cuiabá, com 50 e Novo Terceiro, com 40 casos.

Esses números se referem a pessoas que residem na capital do estado. Em relação às pessoas não residentes, mas que receberam atendimento em Cuiabá foram notificados no mesmo período, 641 casos de dengue.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entre os bairros notificados com até 08 casos neste ano, até a data de 22 de setembro, as maiores incidências da dengue foram registradas nos bairros Pedra 90, 165 casos da doença; Santa Isabel, com 131 casos; Cidade Alta, com  65 casos; Dom Aquino, com 58 casos,  Parque Cuiabá,  com  50 e Novo Terceiro, com 40 casos.

Para combater o mosquito aedes aegypit, a Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá vem adotando uma série de medidas.

Em vários pontos da capital está sendo realizada pulverização de produto químico com o objetivo de amenizar a presença do mosquito.

A coordenadora do Centro de Zoonoses da capital, Alessandra da Costa Carvalho explicou que é importante que a população notifique os agravos, pois essa atitude desencadeia várias ações no sentido de combater a presença dos mosquitos.

“A Prefeitura de Cuiabá vem reforçando as ações de fiscalização e tratamento de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de outros agravos, por toda a cidade”.

São  275 agentes de combate a endemias trabalhando durante toda a semana orientando a população e também combatendo as larvas do mosquito.

Só no período de 13 a 19 de setembro, dentro das atividades de controle vetorial foram visitados em Cuiabá, 10.112 imóveis.

Além do trabalho realizado pelos agentes, a coordenadora lembra que para evitar a proliferação do mosquito é importante que a população mantenha  os quintais limpos.

“É necessário descartar objetos que possam conter água parada como pneus, latas, embalagens plásticas, caixas d’água destampadas,  vasos de plantas  e outros”, alertou.

 

 

Comente esta notícia