facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

25 de Julho de 2015, 08h:00 - A | A

GERAL / DOENÇAS DO INVERNO

Crianças e idosos sofrem com síndromes respiratórias

Médicos indicam janelas abertas ou invés de fechadas e fugir de aglomerações.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O bebê Mikhael Cury Zangarini, de 1 ano e 7 meses, resfria demais no inverno. A mãe dele, Luciana Cury, conta que basta o tempo esfriar para a coriza aparecer no nariz.

Crianças e idosos são alvos mais comuns das chamadas doenças de inverno. Esta é a época em que síndromes respiratórias aumentam.

“Esta época é muito ruim para ele”, lamenta a mãe. “Ano passado, em julho, ele tinha só seis meses. O tempo esfriou e ele pegou uma gripe, que se prolongou e evoluiu para uma pneumonia. Meu bebê ficou cinco dias internado”, lembra.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Rinite, bronquite e alergia. Tudo isso afeta Mikhael, que mora com a família no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, e essas são algumas das síndromes respiratórias que combinam com o inverno. Além delas tem a pneumonia, que o bebê também pegou, asma, faringite, sinusite, coqueluche e o clássico resfriado.

Do outro lado da cidade, em um bairro de periferia, o Parque Geórgia, dona Didi, de 89 anos, sente muita falta de ar no inverno. Quando o tempo esfria ou oscila entre frio e quente os problemas respiratórios atacam.

Crianças e idosos são alvos mais comuns das chamadas doenças de inverno. Esta é a época em que síndromes respiratórias aumentam.

“Elas podem atingir todo mundo mas a faixa etária mais suscetível é realmente essa porque são as que têm mais vulnerabilidade, baixa defesa”, explica o médico Euze Carvalho, presidente da Sociedade de pediatria de Mato Grosso.

Facebook

Luciana

Luciana e o filho: não consegue evitar que ele resfrie.

“No caso das crianças, elas estão em processo de formação da sua defesa, ainda não tiveram contato com muitos dos germes e vão adquirindo imunidade. Também são suscetíveis à contaminação pela facilidade de ter contato com outras pessoas por exemplo em escola. No caso dos idosos, em geral eles também têm baixa imunidade, principalmente os acamados”, explica o médico.

 

O que faz com que essas doenças se proliferem nesta época é que com o frio a tendência é fechar tudo. “Geralmente as pessoas ficam em ambientes fechados com mais frequência”, destaca o médico. “É quando trocam germes pela boca e nariz, portas de entrada das doenças”.

Segundo ele, a luz do sol ajuda a eliminar bactérias e similares nos outros períodos mais ensolarados.

Um dos ícones da medicina no Brasil, o médico Drauzio Varella, desmistifica a preocupação com a friagem. Isso, segundo ele diz em artigo, é mito.

“Se friagem fizesse mal, a seleção natural certamente nos teria privado da companhia de suecos, noruegueses, canadenses, esquimós e de outros povos que enfrentam a tristeza diária de viver em lugares gelados”, assegura Varella.

Leia o artigo aqui.

"No caso das crianças, elas estão em processo de formação da sua defesa, ainda não teve contato com muitos dos germes e vão adquirindo imunidade. Também são suscetíveis à contaminação pela facilidade de ter contato com outras pessoas por exemplo em escola. 

 

Algumas dicas para prevenir doenças respiratórias

- Sempre deixar o ambiente ventilado.

- Lavar as mãos freqüentemente durante todo o dia.

- Beber bastante água, mesmo sem sentir sede. Tomar 1 copo de suco de laranja por dia, todos os dias, porque ele é rico em vitamina C, que também melhora as defesas do organismo.

- Ingerir caldos mornos ricos em verduras e legumes.

- Etiqueta da tosse (tossir no punho e no dorso).

- Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória.

- Evitar o acúmulo de poeira em casa. Manter a casa e o local de trabalho livre de ácaros, tendo o cuidado de limpar tudo, retirando toda a poeira do chão, dos móveis e objetos, lavar regularmente tapetes e cortinas e trocar toda a roupa de cama 1 vez por semana.

- Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.

- Não fumar, não ficar perto de quem fuma e evitar permanecer em locais fechados com fumaça de cigarro.

- Tomar a vacina contra gripe todos os anos, antes do inverno chegar. Esta vacina é indicada especialmente para idosos e pacientes que sofrem de doenças crônicas, como asma, bronquite e sinusite, por exemplo.

Anderson Acendino/SES

Vacinação gripe

Picada preventiva.

- Não levar os filhos com resfriado para a escola ou creche, pois além do repouso necessário para a recuperação, será evitado que a criança transmita o vírus para as outras crianças.

- Evitar multidões e locais fechados, mal ventilados porque tendem a acumular vírus, fungos e bactérias que podem ser prejudicais à saúde.

- Manter a umidade do ar porque isto facilita a respiração.

 

 

Comente esta notícia