facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

04 de Março de 2019, 11h:08 - A | A

GERAL / SALAS DE LATA

Crianças de MT estudam em contêineres e são obrigadas a fazer necessidades no mato

MARIA JÚLIA SOUZA
DA REDAÇÃO



Estudantes de nove cidades de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, estão em situação insalubre nas escolas estaduais. A denúncia foi alvo de reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, de domingo (03).

Ao todo são 110 contêineres espalhados em várias regiões do Estado, na função de sala de aula, com estruturas debilitadas, como a falta de lâmpadas, fiação, geradores e climatização.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As unidades onde há aparelhos de ar-condicionado não tem energia. Devido ao clima da região, que gera calor extremo, diversas aulas são canceladas.

Para o aluno Laurito, as escolas de lata são "quase impossíveis de se sobreviver. É muito quente, como um forno gigante", conta.

No caso da Escola José Pedro Gonçalves, em Rosário Oeste (a 105 km da capital), os banheiros estão em situação precária, e não possuem portas, com isso os alunos utilizam a mata como sanitário. O colégio ainda não possui biblioteca e refeitório. Devido à estrutura precária, um terço (1/3) dos estudantes desistiram dos estudos.

O médico pediatra Arlan Azevedo Ferreira afirma que uma criança que fica em condições insalubres por tempo prologado, terá o desempenho escolar diminuído.

Nenhum dos contêineres-sala foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros, "há vários riscos de segurança com relação a incêndio, pois não há dispositivos básicos de segurança", afirma o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso Roger Ramos Martini.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, equipes técnicas serão enviadas para vistoriar as unidades e verificar as medidas paliativas que podem ser tomadas.

Veja aqui vídeo completo

Comente esta notícia

pedro 04/03/2019

Empresa ATIVA LOCAÇÃO LTDA, DISPENSA DE LICITAÇÃO, Contratação Emergencial de empresa especializada em locação e instalação de conjunto módulos metálicos para salas de aula e salas administrativas, para atender as escolas da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso são vários contratos com essa empresa. Gestão da Senhora MARIONEIDE ANGÉLICA KLIEMASCHEWSKI, ai fica preocupada com a execução do hino nacional, isso é uma pouca vergonha Governador Mauro Mendes e ai vai continuar com os gestores de Pedro Taques????

positivo
0
negativo
0

MARIA TAQUARA 04/03/2019

tem tanta coisa envolvida nisso, mas de uma forma grande mudanças no setor político seriam suficientes - responsabilidade para má gestão; tem que oferecer metas de produtividade para governadores e políticos - sem indicação política para pastas: servidores de carreira tem mais a oferecer dentro de suas respectivas pastas... deixe que a totalidade desses servidores escolham seus representantes... políticos escolhem representantes que sejam eficientes em contratos com propina

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1