14.09.2014 | 08h49


O DRAMA DE MARIA CLARA

Criança precisa de nova válvula para drenar líquido entre o crânio e o cérebro

Maria Clara aguarda o parecer médico para trocar a válvula que foi implantada no mês de janeiro em Cuiabá


DA REDAÇÃO

A pequena Maria Clara, de 3 anos, continua lutando bravamente contra a hidrocefalia, doença que a aflige desde os primeiros meses de vida. Após várias reportagens veiculadas pelo RepórterMT, o caso de Maria Clara ganhou mais destaque em Mato Grosso, e comoveu pessoas de todo o País, que ajudaram, através de doações, no tratamento e estadia da criança em Cuiabá. 

Segundo o pai da criança, Claudemir Dias da Silva, Maria Clara está bem e aguarda o parecer médico para trocar a válvula que foi implantada no mês de janeiro para drenar o líquido que estava acumulado entre o crânio e o cérebro. “Ela está se recuperando muito bem, estamos aguardando o posicionamento do médico para trocar a válvula, já que a primeira fez o papel e eliminou o percentual de líquido previsto”.

Quanto à cirurgia a qual Maria Clara será submetida para reparar os danos causados pela doença, Claudemir explicou que ainda não tem data para acontecer o procedimento. “Por enquanto, o progresso dela está atendendo as expectativas dos médicos, então estamos aguardando para ver se é necessário ou não a cirurgia”.

Maria Clara também seria submetida à implantação de uma sonda alimentar, ligada diretamente no estomago da menina, mas a recuperação rápida e a alimentação regular permitiu que o procedimento fosse suspenso. “Ela está se alimentando bem e por isso não colocaram a sonda”, explicou Claudemir.

A HISTÓRIA

Natural da cidade de Alta Floresta, distante 774 km de Cuiabá, Maria Clara teve a doença diagnosticada assim que completou três meses de vida. A criança, acompanhada pelos pais, veio para Cuiabá para realizar a primeira consulta médica. Ao serem informados do grande risco de morte, caso a menina fosse submetida ao procedimento cirúrgico, os pais, assustados, preferiram voltar para casa sem o tratamento adequado. 

Dois anos e oito meses depois dessa consulta, a menina voltou à Capital e foi submetida à cirurgia para a implantação da válvula que seria responsável pela drenagem do líquido. Todo o procedimento foi realizado pelo médico neurologista Wilson Novaes. 

Maria Clara continua morando em Cuiabá e não existe previsão de quando retornará a cidade natal.

O QUE É HIDROCEFALIA

Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquido dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóidea. É tipicamente associado com dilatação ventricular e aumento da pressão intracraniana; pode ocorrer em crianças (diversas faixas etárias) ou adultos, tendo causas específicas.

Pode ser classificado como hidrocefalia comunicante ou não comunicante, dependendo da sua etiologia; outro termo utilizado é a hidrocefalia evacuo, quando relacionado com atrofia cerebral.

Hidrocéfalo não comunicante se refere à hidrocefalia que resulta de lesões que obstruem o sistema ventricular e hidrocéfalo comunicante se refere a lesões que afetam e obstruem o espaço subaracnóidea.

Causas:

Algumas causas de hidrocefalia infantil podem ser por obstrução liquida, tais como: glicose, cisto colóide, gliomas, craniofaringeomas, cistos de aracnoide, medulo blastomas, ependimomas, astrocitomas, tumores, estenose. (Fonte: ABC da Saúde Informações Médicas Ltda.)

AJUDA MÉDICA E DOAÇÕES  
 

Claudemir abriu uma conta poupança na Caixa Econômica Federal (CEF) para receber ajuda financeira. Para colaborar com a família, os interessados podem fazer depósitos de qualquer quantia na Conta número 71451-7, operação 13, na Agência 1385. O telefone de contato de Claudemir é (66) 9239-5207, em Alta Floresta.

Galeria de Fotos:
Crédito: RepórterMT
Crédito: RpMT
Crédito: Reprodução/ Facebook
Crédito: Reprodução/ Facebook
Crédito: RepórterMT
Crédito: RepórterMT
Crédito: reprodução/ TV Nativa










(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

ANDREIA CRISTINA PEREIRA  13.03.15 17h29
linda que DEUS proteja sua familha pai guerreiramaravilhoso lindo nao tenho palavras pra descrever mais que Deus abençoe vcs

Responder

0
0
claudinei  16.09.14 14h21
Maria Clara o mestre Jesus estará sempre te acolhendo em seus braços de infinita bondade, que esse exemplo de um pai guerreiro possa ser inspiração para todo nós.

Responder

2
0

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER