22.01.2020 | 11h55


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Cliente compra leite vencido há 5 meses em supermercado da Capital

O denunciante afirmou ser a segunda vez que passa pela mesma situação no estabelecimento.


DA REDAÇÃO

Um internauta divulgou no último domingo (19), no grupo "Aonde Não Ir em Cuiabá Original", na rede social Facebook, um caso de negligência de serviço, ao realizar compras no Supermercado Tropical, localizado na Avenida General Mello, na Capital. O cliente comprou leite de caixinha e constatou que o estabelecimento estava comercializando o produto vencido desde agosto.

De acordo com o consumidor, é a segunda vez que comprava leite fora do prazo de validade no supermercado, sendo assim, ele resolveu voltar no local e checar.
O cliente fez registros dos leites vencidos expostos nas gondolas, com cerca de cinco meses do prazo de validade expirado.

“Hoje resolvei voltar e averiguar os outros [leites], bingo! Mais de 10 litros de leite vencidos expostos para venda na gondola. Leite com vencimento em agosto de 2019”, contou o internauta.

O consumo de alimento vencido pode causar diversos problemas à saúde. Entre os mais comuns está a infecção alimentar, vômito, cólica, intoxicação alimentar e diarreia, sendo sintomas e doenças que podem evoluir para um quadro mais grave.

Direitos

A Lei n°8.137/1990, que trata da proteção ao consumidor, proíbe que produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo sejam vendidos, guardados ou expostos. O indivíduo ou estabelecimento que for flagrado vendendo produtos fora do prazo de validade sofrerão sanções, sendo o pagamento de multa ou detenção entre 2 e 5 anos.

A orientação dos órgãos de proteção é que em casos como esse o cliente procure o estabelecimento, caso não aja uma troca ou em situações reincidentes, medidas mais drásticas devem ser tomadas.

Como uma representação no órgão de defesa do consumidor, e uma denúncia na Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa pode ser acionada pelo 0800 642 97 82 ou pelo email ouvidoria@anvisa.gov.br.

Outro Lado

O estabelecimento pediu desculpas aos clientes pelo fato ocorrido e explicou que no mês de dezembro muitos dos seus fornecedores entram em recesso, sendo assim anteciparam a compra de alguns produtos. Devido à lotação de mercadoria, houve um problema com o rodízio do leite, gerando esse transtorno. No entanto, o Supermercado Tropical argumentou que fez uma geral no local e que não há mais nenhum item vencido.

“Estamos trabalhando para melhor atender nossos clientes", afirmou.

Veja nota na íntegra:

Pedimos desculpas a todos pelo fato acontecido.

Devido mês dezembro por vários fornecedores 
entrarem em recesso pelo final do ano ;
Nós , antecipamos nossas compras , Para não faltar
produtos para nossos clientes. 
 
Devido a lotação de mercadorias , e como temos de abastecer 
as mesmas nas gondolas , não fizeram o rodizio da mercadoria citada 
acima que aconteceu este transtorno . 
 
Desde o momento do acontecido procuramos em todo o estabelecimento 
não encontramos mais nenhum item vencido . 
 
Pedimos desculpas , estamos aqui já faz 3 anos e cada ano mesmo 
com dificuldades estamos trabalhando para melhor , atender 
nossos clientes .
novamente pedimos desculpas a todos .! 
 
Supermercado Tropical 
 

 











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