facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

06 de Julho de 2016, 07h:35 - A | A

GERAL / "ELDORADO PROIBIDO"

Cerca de 200 garimpeiros invadem nova área em busca de ouro em Pontes e Lacerda

Só nesta última semana, 23 garimpeiros foram presos na nova região do ouro. Além da atividade ilegal de extração de ouro, o delegado afirma que crimes de tráfico de drogas e roubo são altos na região.

LUIS VINICIUS
DA REDAÇÃO



Outra área com ouro atrai novamente garimpeiros e forasteiros para a região de Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá). Denominada ‘Serra Dourada’, o local já abriga aproximadamente 200 homens que exploram a extração de minério, em local próximo ao garimpo ilegal da Serra da Borda, desocupado por força policial em janeiro deste ano.

Só nesta última semana, 23 garimpeiros foram presos na região da Serra Dourada. Com eles, a Polícia apreendeu 29 gramas de ouro e as ferramentas utilizadas para exploração da área, como picaretas, enxadas e peneiras, além de munições e nove aparelhos detectores de metais.

Só nesta última semana, 23 garimpeiros foram presos na região da Serra Dourada. Com eles, a Polícia apreendeu 29 gramas de ouro e as ferramentas utilizadas para exploração da área, como picaretas, enxadas e peneiras, além de munições e nove aparelhos detectores de metais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o delegado, Gilson Silveira do Carmo, os garimpeiros que atuavam no garimpo de Serra da Borda estão se mudando para o Serra Dourada. “Conforme os cálculos feitos nos últimos dias, acredito que o local já tenha entre 150 a 200 pessoas. E a tendência é que esse número de garimpeiros aumente”.

“Nós temos verificado nos recentes boletins de ocorrência, um grande número de roubos na região. São criminosos que se travestem de garimpeiros para roubar os instrumentos e ouro dos trabalhadores da região", revela o delegado.

Além da atividade ilegal de extração de ouro, o delegado afirma que crimes de tráfico de drogas e roubo são altos na região. “Nós temos verificado nos recentes boletins de ocorrência, um grande número de roubos na região. São criminosos que se travestem de garimpeiros para roubar os instrumentos e ouro dos trabalhadores da região. O tráfico de drogas na Serra Dourada também é constante na região”, explica.

Silveira conta que a atuação dos garimpeiros é parecida com as que ocorrem nos morros do Rio de Janeiro. “Eles ficam em lugares altos do garimpo e percebem qualquer aproximação da Polícia. É difícil abordá-los. Assim que percebem a nossa presença fogem e depois voltam para tentar retirar o minério”, contaa.

Contudo, Silveira aponta que as forças de segurança atuam em conjunto para combater a extração de minério ilegal na região. “Estamos trabalhando para que essa prática ilícita seja combatida em toda a Região de           Pontes e Lacerda. Tanto a Polícia Civil e a Polícia Militar estará 24 horas trabalhando na investigação e atuação para proibir a prática de extração de ouro na Serra Dourada”.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Pontes e Lacerda disse que não vai se posicionar sobre o caso e que deixará para as forças de segurança comentarem sobre as novas ocorrências de extração de ouro.

Garimpo de Serra da Borda

Conhecido também como “Serra do Caldeirão”, o garimpo de Serra da Borda passou por duas desocupações por determinação da Justiça Federal. A região começou a ser invadida em setembro de 2015 e chegou a reunir cerca de cinco mil pessoas pessoas de várias partes do país em busca de ouro na região de Pontes e Lacerda. A corrida pelo ouro deu fama nacional ao local que acabou ficando conhecido como "Serra Pelada de Mato Grosso".

Comente esta notícia