facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

05 de Março de 2020, 16h:45 - A | A

GERAL / PERFURADO COM CABO DE VASSOURA

Cão que teve ânus rasgado por vizinho é operado e passa bem; imagens fortes

Após procedimento, que durou cerca de 2 horas, o cãozinho já conseguiu comer, evacuar e urinar. Ele foi resgatado na segunda (02) pela OPA, com apoio do RepórterMT e da PM

MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO



O cãozinho Verão, que teve o ânus rasgado com um cabo de vassoura, passou por uma cirurgia bem delicada durante a tarde dessa quarta-feira (04), que durou cerca de duas horas na clínica Pet Market, parceira do e da OPA, para tratar da formação de uma hérnia, um aumento de volume expressivo, além de ferimentos que estavam impossibilitando o animal de evacuar desde a última quinta-feira (27), quando foi violentado por um vizinho.

De acordo com o veterinário Marcelo Ramos, que acompanha o tratamento do cachorro desde a internação na clínica, Verão voltou bem da cirurgia, já conseguiu comer, urinar e evacuar um pouco durante a madrugada, porém, novos exames serão feitos para verificar o funcionamento renal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Dr. Marcelo explicou que o aumento do volume da região anal e a hérnia que se formou, pode ter sido devido à agressão pois  atingiu a próstata e parte da bexiga e poderiam provocar um bloqueio e impedir a passagem de sangue e urina, afetando o funcionamento dos rins.

De acordo com os primeiros exames, de sangue e ultrassom, os rins estavam funcionando e o cão voltou a urinar apenas com a medicação, já que a bexiga começou a retornar, lentamente, à sua forma anatômica original. Porém, após a cirurgia, há o cuidado devido à anestesia, que poderia causar um esforço maior ao órgão.

O veterinário detalhou ainda que, agora, Verão vai ficar em observação por dois dias, quando será acompanhado o restabelecimento total da função renal e intestinal e se tudo correr bem o animal poderá ter alta até próxima segunda-feira (09).

Verão foi resgatado pela ONG OPA-MT (Organização de Proteção Animal de Mato Grosso) com apoio do site e Polícia Militar (PM) quatro dias após ser "violentado" pelo vizinho agressor.

A cirurgia 

Foi decidido submeter o cachorro à cirurgia após várias outras formas de tratamento não terem surtido muito efeito, já que mesmo após ser administrados anti-inflamatórios e antibióticos, o animal continuava sem evacuar e, consequentemente, sem comer.

Ainda durante a madrugada dessa quarta-feira (04), Verão passou muito mal, com várias crises de vômito e fraqueza. 

"As vias urinárias voltaram a funcionar devido ao tratamento, mas as vias intestinais não estão funcionando na sua totalidade e serão reavaliadas durante o procedimento cirúrgico", explicou o veterinário da Pet Market Marcelo Ramos.

A internação

O cachorro foi internado na clínica na última segunda-feira (02), quando foi diretamente tomar soro, devido à fraqueza, e medicado já que sentia muitas dores.

O Veterinário explicou ainda que agora Verão vai ficar em observação por dois dias, quando será acompanhado o restabelecimento total da função renal e intestinal e se tudo correr bem o animal poderá ter alta até próxima segunda-feira (09).

De acordo com diagnóstico preliminar do veterinário da Pet Market, Verão deu entrada com um quadro de infecção, além da região anal com várias escoriações, aumento de volume e herniação.

A musculatura do ânus foi rompida, a próstata e parte da bexiga estavam em processo inflamatório sério.

"A primeira ação foi aplicar medicação de analgesia, para tirar a dor do paciente. Em seguida foram administrados anti-inflamatórios e antibióticos para tratar a região ferida. Já teve um resultado satisfatório e as vias urinárias voltaram a funcionar", contou o profissional da Pet Market.

A possibilidade de cirurgia já existia desde o primeiro dia, porém, medidas paliativas foram tentadas. Durante esses dois dias de internação, o animal passou por exame de ultrassom e exames de sangue.

Entenda o caso

O cão foi machucado após um vizinho, identificado apenas como José, flagrá-lo cruzando com sua cadela na rua. O homem aproveitou que o cachorro estava "grudado" na fêmea e não teria como se defender ou fugir, para enfiar o cabo de vassoura no ânus do animal.

O homem teria feito tal monstruosidade na frente de outros vizinhos, que confirmaram toda a ação do acusado.

As feridas ficaram abertas. A dona do cachorro, revoltada, procurou o agressor e disse que ele pagasse o veterinário que ela não tem condições, momento em que ele a ameaçou de morte.

RepórterMT

O idoso José é acusado de ter enfiado um cabo de vassoura no ânus do cachorro.

Ele disse para que a vizinha deixasse o local, caso contrário ele chamaria seu neto que é "bandido" para assassiná-la.

Ao , a dona do cãozinho explicou que ele estava fraco, pois, estava desde quinta-feira sem comer, já que não conseguia fazer suas necessidades devido aos machucados.

"Já chorei a noite toda, estou muito triste de vê-lo assim. Ele está comigo desde muito pequenininho. Só quero que ele fique bem e volte para casa logo, ele é como um dos meus filhos", afirmou a mulher.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).

A reportagem acompanhou o resgate do cachorro e ainda ouviu a versão de José.

A dona do Verão foi com o jornalista à casa do idoso, que negou os fatos, porém, foi desmentido até pelas crianças que viram todas as agressões. Veja o vídeo aqui.

Em seguida, a representante da OPA, Michelle Scopel, que ouviu toda a discussão entre os vizinhos, buscou Verão no colo e o levou para a clínica Pet Market.

De acordo com a OPA, a intenção é de que Verão volte para a dona após se reestabelecer e tiver alta do hospital veterinário, desde que o animal não corra riscos de ser machucado novamente pelo vizinho agressor.

A parceria entre o , a OPA e a clínica Veterinária Pet Market vai possibilitar o tratamento de vários animais resgatados pela ONG, vítimas de abandono e maus-tratos.

Leia mais: Com apoio do RepórterMT e da PM, OPA resgata cão que teve ânus rasgado por vizinho em VG; Veja fotos e vídeos

 

Álbum de fotos

RpMT / OPA

RpMT / OPA

Comente esta notícia