facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

28 de Abril de 2016, 15h:14 - A | A

GERAL / SANEAMENTO BÁSICO

CAB tenta reverter fama de serviço ruim; prefeitura pode romper contrato

Diante da insatisfação do prefeito, que tem dito que a "Cab é uma farsa", o diretor da concessionária apresentou aos jornalistas uma série de equipamentos e investimentos tentando reverter a imagem de serviço ruim.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Em uma coletiva com longa explanação de dados mas com respostas extremamente resumidas, o diretor-geral da concessionária da CAB Cuiabá, Antônio Carlos Ribas Dallalana, tentou reverter, na manhã desta quinta-feira (28), a imagem negativa sedimentada em quatro anos de concessão dos serviços de água e esgoto na capital mato-grossense. 

Dallalana, que é funcionário da holding há quase 30 anos, afirmou que a empresa, à beira de um rompimento contratual, vai investir R$ 58 milhões, em 12 meses, sendo 75% na área de esgoto

Aos jornalistas ele afirmou que a empresa investiu, neste período de concessão, meio bilhão de reais e cumpriu todas as cláusulas contratuais, diferentemente do vem denunciando o prefeito Mauro Mendes (PSB), que já ameaçou inclusive romper com concessionária, alegando que ela não cumpre as regras estabelecidas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Este é um assunto que implica na vida de 580 mil habitantes de Cuiabá.

“A CAB sempre respeitou o contrato que ela tem de saneamento de Cuiabá com a Prefeitura”, resumiu o diretor, após mais de uma hora de explanação, em que apresentou à imprensa uma empresa financeiramente viável, apesar de integrar o Grupo Galvão, que é uma holding acionista também de outras empresas no país e que está em processo de recuperação judicial.

Dallalana, que é funcionário da holding há quase 30 anos, afirmou que a empresa, à beira de um rompimento contratual, vai investir R$ 58 milhões, em 12 meses, sendo 75% na área de esgoto, principalmente no Centro da capital, e o restante em distribuição e qualidade da água.

O diretor também tentou elevar o conceito do atendimento da CAB Cuiabá, comparando a concessionária à extinta Sanecap, que segundo ele, nos últimos 11 anos em que operou, antes de ser extinta, investiu apenas R$ 52 milhões.

Sobre o fato de constar em contrato, que a CAB deveria ter universalizado a distribuição da água em Cuiabá em três anos e a empresa não ter feito isso, Dallalana rebate que todo morador está recebendo água, embora em alguns bairros a distribuição seja intermitente e que o desperdício é o grande vilão do sistema. Segundo ele, reverter isso é fundamental para qualificar o serviço e que quatro anos de concessão é muito pouco tempo.

O prefeito Mauro Mendes disse à imprensa nesta quarta-feira (27) que estes investimentos anunciados pela CAB são “uma farsa”, da empresa que se manteve calada por estes quatro anos, sem dar maiores explicações à população.

No bairro 1º de Março, por exemplo, conforme levantamento da CAB, 98,23%, ou seja, quase 100%, da água se perdia entre as estações de tratamento e a casa das pessoas, o que o diretor considera “um absurdo”. Sendo assim, a população recebia água por apenas três horas e ficava sem por 21 horas do dia. Ele fez este demonstrativo como um caso de melhoria. Segundo dados da CAB, o desperdício no 1º de Março baixou para 55,14%, que ainda é considerado alto, mas isso possibilitou a chegada da água por 18 horas, contra seis horas de torneiras secas.

"UMA FARSA"

Por outro lado, o prefeito Mauro Mendes disse à imprensa nesta quarta-feira (27) que estes investimentos anunciados pela CAB são “uma farsa”, da empresa que se manteve calada por estes quatro anos, sem dar maiores explicações à população.

O diretor Dallalana não quis comentar as críticas do prefeito e reforçou apenas que não há motivos para rompimento de contrato, porque a empresa vem cumprindo as regras estabelecidas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou ao que na próxima semana vai divulgar o resultado de um relatório feito pela Procuradoria Geral do Município e a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), responsável pela fiscalização da CAB, sobre a qualidade dos serviços de água e esgoto que estão sendo prestados e têm desagradado ao prefeito Mauro Mendes.

RECLAMAÇÕES DOS MORADORES

Na avaliação dos moradores de Cuiabá, a CAB continua em segundo lugar no ranking de reclamações do Procon Estadual.

No balanço do mês de março deste ano, que é o último disponível, o serviço de defesa do consumidor registrou 3.075 atendimentos. O vice-campeão de reclamações, perdendo apenas para a Energisa, foi a CAB, com 362 registros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente esta notícia

Leonardo Mobral Ignóbil 28/04/2016

Pode nada, essas foi umas das promessas do nosso glorioso MM. Todavia, após assumir, a conversa foi esquecida. Será que vai começar a mesma conversa fiada de novo?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1