facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

05 de Outubro de 2015, 14h:15 - A | A

GERAL / TRANSPORTE COLETIVO

Bustamante revela possível reajuste, mas quer wi-fi nos ônibus em Cuiabá

Bustamente promete um novo edital de licitação do transporte coletivo ainda este ano, mesmo com os recursos “tímidos” da agência, mas neste primeiro momento o foco será apenas na fiscalização dos serviços delegados.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Entrevistado pelo Programa Conexão Poder - da TV Pantanal (22) - deste domingo (4), o presidente Agência de Regulação de Serviços Delegados do Município de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, falou sobre a precariedade do transporte coletivo da capital, mas não deu “sinais” de que a Prefeitura de Cuiabá rescinda o contrato com a empresa Norte Sul que tem colocado os usuários em situação de risco, devido ao uso de ônibus sem as mínimas condições para transporte de passageiros e revelou que a Prefeitura já analisa um novo reajuste para a tarifa do transporte público.

Para Bustamente, que assumiu a Arsec há apenas cinco meses, a partir de agora as vistorias serão mais eficazes. “A fiscalização ainda não chegou, por isso estamos conversando com o secretário de Mobilidade Urbana para fazermos um trabalho compartilhado", explica.

Bustamente promete um novo edital de licitação do transporte coletivo ainda este ano, mesmo com os recursos “tímidos” da agência, mas neste primeiro momento o foco será apenas na fiscalização dos serviços delegados. Por isso, o aumento no valor da tarifa do transporte coletivo passará por uma análise detalhada.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“À princípio a tarifa terá um reajuste ordinário em janeiro e quem vai fazer o cálculo será a nossa agência. Então nós vamos pegar os indicadores, um por um, e analisar o que foi feito e se não foi realizado será impactado na tarifa”, defende o presidente da Arsec, Alexandre Bustamante, como um a forma de punir as empresas.

Sobre a qualidade da frota, Bustamente argumenta que partir de agora as vistorias serão mais eficazes. “A fiscalização ainda não chegou, por isso estamos conversando com o Thiago França [secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá] para fazermos um trabalho compartilhado de fiscalização e regulação”, explica.

Só pra se ter ideia, a situação é tão crítica que no mês passado uma situação de risco envolvendo um ônibus da empresa ocorreu na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O veículo, que transportava passageiros, perdeu uma das rodas, quando estava passando próximo ao 9º Batalhão do Exército. Por sorte não aconteceu uma tragédia.

Em agosto deste ano outro perigo, outro ônibus da mesma empresa teve pane elétrica e foi destruído pelas chamas na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. 

 

WI-FI NOS COLETIVOS

O presidente da Arsec é defensor de internet dentro nos coletivos. Para Bustamante é importante equipar o transporte com essa ferramenta como forma de ampliar a qualidade dos serviços prestados ao consumidor.

"Há vários municípios do Brasil que tem. A pessoa tem um smartphone, vai pra um bairro muito longe gasta uma hora e mail e esse é o tempo de ler um jornal, de ir estudando, conversar com a família então é a qualidade dos serviços", argumenta.

A proposta já foi apresentada na Câmara de Cuiabá, em setembro, em forma de projeto de lei pelo vereador Macrean Santos (PTRB). Segundo o parlamentar, a proposta tem "cunho social" e já existe em vários estados do país e, no caso de Cuiabá, ajudaria na vida dos trabalhadores e estudantes.

Comente esta notícia