facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

15 de Maio de 2015, 14h:25 - A | A

GERAL / CRUELDADE SEM LIMITES / IMAGENS FORTES

Bandidos matam onça-preta rara a pauladas em rio ; Ibama pede ajuda

Criminosos mataram o felino, com pauladas na cabeça, usado o próprio remo. Toda a ação foi filmada por eles.

PAULO COELHO
DA REDAÇÃO



O serviço de inteligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) está à procura de três  homens, possivelmente pescadores,  que mataram a pauladas uma onça-preta, num rio, supostamente de Mato Grosso.

Por enquanto, as informações sobre o bárbaro crime ambiental ainda são poucas e o Ibama  pede, inclusive, que a população ajude na identificação dos pescadores ou do local onde ocorreu o ataque ao felino. A frieza dos pescadores foi tanta, que eles fizeram questão de registrar  em vídeo toda a crueldade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Pela  filmagem, percebe-se que  no local haviam duas onças-pretas, que tentavam atravessar o rio, numa faixa de correnteza, quando os animas foram surpreendidos pelos três homens. Uma das onças conseguiu concluir a travessia, mas a outra, acuada, sofreu várias pauladas na cabeça.

“Na cabeça. Na cabeça. Mata direito”, ordenou um dos pescadores.

“Na cabeça. Na cabeça. Mata direito”, ordenou um dos pescadores ao principal agressor que filmava o ataque.

“Mas o colega é ruim de ‘machado’ de porrada”, debochou o outro, diante da dificuldade encontrada no momento para matar a onça.

As imagens são fortes e tem causado muita indignação  nas redes sociais.

“Tá filmando Edilson?”, essa é uma das frases que se consegue ouvir pelo  áudio da gravação.

O onça-preta pertence à família da onça-pintada e está na lista de animais ameaçados de extrema extinção.

Onça-preta pertence à família da onça-pintada e está na lista de animais ameaçados de extrema extinção.

Onças-pretas estão na América do Sul, incluindo vários estados do Brasil e ainda na Venezuela, Paraguai, Peru, Guiana e Equador. A forma totalmente preta (chamada de onça-preta ou jaguar-preto) é mais rara que a forma de cor amarelo-acastanhado, representando cerca de 3 % da população de onças e corre risco de extinção.

ONÇA PRETA

Onça-preta foi morta a pauladas.

No Brasil a espécie já foi encontrada no estado de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Amazônia e Pará, porém segundo biólogos e pesquisadores, ela pode ser encontrada em várias regiões da América do Sul e também na América Central.

O RepórterMT entrou em contato com o Ibama de Mato Grosso, que alegou não ter ainda informações precisas sobre a identificação dos criminosos, e nem se o fato ocorreu em Mato Grosso.

A princípio, havia a suspeita de que o ataque teria ocorrido no Pantanal Mato-grossense, mas essa informação não foi confirmada.  Entre os ocupantes do barco , há um que conversa em dialeto indígena e essa é uma das pistas que o Ibama tem para tentar chegar aos criminosos.

Ibama aposta no Linha Verde, uma ferramenta da Ouvidoria da instituição que, por meio do 0800 61 80 80, recebe denúncias do país inteiro.

Em dezembro do ano passado, pesquisadores do Instituto Chico Mendes capturaram  uma onça preta, mas foi no semi-árido nordestino, mais precisamente na Serra da Capivara, no Norte do Piauí. De lá pá, têm sido cada vez mais raras as aparições do animal que, junto com a onça-pintada  tradicional, é um dos principais alvos tanto da caça, como também do turismo de observação.

Para dinamizar a investigação, o Ibama aposta  no Linha Verde, uma ferramenta da Ouvidoria   da instituição que, por meio do 0800 61 80 80, recebe denúncias  do país inteiro, relacionadas a crimes ambientais.

“Nós vamos ao local denunciado, checar a informação. Recentemente apreendemos peles de onça, no Norte de Mato Grosso”, disse um agente do órgão à reportagem.

Esse tipo de crime no Brasil é afiançável, cabendo apenas multa e abertura de processo criminal  contra os agressores.

VEJA VÍDEO

Comente esta notícia

Thiago guidoni felizardo 18/07/2017

Por favor denunciem!!!!!!!!!!!! Isso não se trata de legítima defesa por vários motivos, a onça estava seguindo seu percurso, estava dentro da água sem possibilidade de ataque e por fim fugia dos bandidos. Isso foi um crime barbaro !!!!!!! A sociedade clama por essa identificação , por favor achem esses lixos

positivo
0
negativo
0

Raron 17/04/2017

BRASIL É UM PAÍS DE MERDA MESMO ONDE A IMPUNIDADE CORRE SOLTA ,POIS,ESTES FILHOS DUMAS PUTAS AINDA NÃO FORAM PRESOS E PROVAVELMENTE CONTINUAM FAZENDO ESSE TIPO DE BARBARIDADE COM A NATUREZA,BANDO DE MISERÁVEIS IMUNDOS E IGNORANTES,ENFIM ADJETIVOS NÃO FALTAM PARA DESIGNAR ESTE TIPO DESPREZÍVEL E QUE INFELIZMENTE NÃO PODERÃO ENTENDER AS VERDADES CONTUNDENTES QUE FORA ESCRITO A RESPEITO DELES,AFINAL ESSES ANENCÉFALOS,SUB RAÇA SÃO PROVAVELMENTE ANALFABETOS!

positivo
0
negativo
0

aline 29/10/2015

eles foram presos? acharam esses assassinos?

positivo
0
negativo
0

Luciano Goinett 31/07/2015

Um país que não prima pela educação, só pode dar em uma barbaridade como essa! Cadê essa "pátria educadora" de que tanto me falam??? Esse desocupado provavelmente não sabe nem escrever o nome dele e ainda deve está recebendo um "bolsa miséria" desses da vida para ter tempo de está fazendo vagabundagem. Vai fazer algo de útil na tu vida, contribuir para o bem...

positivo
0
negativo
0

joel marco 21/07/2015

essas pessoas ainda querem ser felizes na vida, matar um animal sem necessidade...um animal belo e em extincao...uma vida....que se foi...pela covardia dos homens

positivo
0
negativo
0

thamyres 22/05/2015

Essas pessoas não tem coração, deviam ser punidas sem direito a fiança, nosso pais precisa melhorar muito as leis, essas pessoas fazem essas coisas pq não tem nenhuma punição rígida pra isso, por isso q o mundo está desse jeito, as pessoas não tem amor no coração, e só sabem fazer o mal, e destruir cada dia mais nosso planeta, as pessoas tem que acordar antes que seja tarde de mais.....

positivo
0
negativo
0

Ana Paula Balderi 22/05/2015

Eu não acreditei....encaminhei esta reportagem para todas as redes nacionais espero que isso seja passado em rede nacional e estes bandidos seres humanos sem nenhum sentimentos sejam punido. ABSURDO ISSO PRECISA SER DIVULGADO e MUITO

positivo
0
negativo
0

Missae Doy 21/05/2015

Esse DVD tem que ser passado nas TVs, em todos os programas de grande audiência para alguém identificar e denunciar esses covardes.Espero que o Ibama consiga puní-los exemplarmente. Meu Deus, é muita crueldade.

positivo
0
negativo
0

ELIZABETH 21/05/2015

não tive a coragem de ver tal barbaridade, espero que estes assassinos encontre pela frente o pior destino, são covardes e monstros. AI MEU DEUS COMO O SER HUMANO É PIOR DE TODAS AS CRIATURAS, ONDE VAMOS PARAR?ESTES MONSTRO TEM QUE PAGAR PELO OQ FEZ.

positivo
0
negativo
0

Hermano 21/05/2015

Pelo amor de Deus até onde vai a covardia do ser humano, o que esse animal fez com esses animais humanos, esses FDP tem que pagar, fazer o mesmo com eles, é revoltante.

positivo
0
negativo
0

26 comentários

1 de 3
Última