facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

06 de Outubro de 2016, 10h:30 - A | A

GERAL / MAIOR EM 20 ANOS

Bancários podem encerrar greve e retornar ao trabalho nesta sexta-feira

Os bancários iniciaram a greve no dia 6 de setembro. A decisão se acatam a orientação do comando de greve, ocorre em assembleia geral no fim da tarde desta quinta-feira (6).

JÉSSICA MOREIRA
DA REDAÇÃO



A greve dos bancários completa 30 dias nesta quinta-feira (6) e pode ser encerrada hoje mesmo após assembleia geral em que a categoria irá analisar a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A orientação do comando de greve é a aceitação da proposta.

A greve é a maior dos últimos 20 anos. Caso a categoria aceite a proposta, as atividades já serão retomadas a partir desta sexta-feira (7) em todo estado.

A assembleia geral irá acontecer na sede do sindicato dos bancários de Mato Grosso que fica na Rua Barão de Melgaço às 18h. A Fenaban apresentou uma proposta de aumento de 8% mais abono de 3.500 em 2016, Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc) mais 1% de aumento real em 2017, além de 15% de reajuste na cesta-alimentação e 10% no vale-refeição e auxílio-creche.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A proposta da federação foi apresentada na tarde da última quarta-feira (5) em São Paulo, no encontro também ficou decidido que não haverá corte de pontos dos dias de greve.  A greve é a maior dos últimos 20 anos. Caso a categoria aceite a proposta, as atividades já serão retomadas a partir desta sexta-feira (7) em todo estado. 

Em relação à ampliação dos horários de atendimento nas agências após a greve o sindicato disse que a medida só será discutida após a realização da assembleia. A categoria rejeitou por três vezes a proposta de 7% de aumento apresentada pela Fenaban durante as rodadas de negociações.

A categoria reivindica reajuste salarial de 14,78%, dos quais 5% seriam referentes a aumento e 9,31% à reposição inflacionária, reposição de perdas dos vales de alimentação e refeição e na participação nos lucros e resultados (PLR), piso salarial de R$ 3,9 mil, ampliação das contratações, proteção aos empregos e melhoria geral das condições de trabalho.

Os bancários iniciaram a greve no dia 6 de setembro e durante o movimento realizaram protestos nas agências e também uma caminhada pelo Centro da cidade de Cuiabá na última quarta. 

Há 30 dias as agências bancárias não realizam atendimento ao público. Os clientes possuem apenas os serviços de caixa eletrônico e internet banking durante a vigência da paralisação.

 

 

Comente esta notícia