07.10.2014 | 08h01


FIM DO IMPASSE

Bancários encerram greve e serviços de entrega são retomados

O documento foi apresentado na sexta-feira (03) e deve ser analisado pelos profissionais nesta segunda-feira (06)


DA REDAÇÃO

Os bancários aprovaram, em assembleia nesta segunda-feira (6), o fim da greve e o retorno ao trabalho a partir de terça (7).  

A categoria aceitou a proposta de reajuste de 8,5%. A greve começou na terça (30), curiosamente, cinco dias antes do primeiro turno da eleição presidencial. Muitos creditam a greve a uma ação do PT para tirar dinheiro de circulação. Será? 

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e os bancos públicos Caixa Econômica e Banco do Brasil apresentaram ao comando de greve dos bancários a contraproposta que colocou fim à greve da categoria.

 

O documento foi apresentado na sexta-feira (03) e foi analisado pelos profissionais nesta segunda-feira (06) durante assembleia que foi realizada no auditório do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), às 18h. 

 

A proposta apresentada prevê o reajuste de 8% para 9% nos pisos salariais e de 12,2% no vale-refeição.

O presidente do SEEB, José Guerra, afirmou que mesmo retornando as atividades bancárias, a categoria continuará levantando a bandeira contra as metas abusivas e o assédio moral contra os profissionais. “Vamos retornar o atendimento nas agências, mas vamos continuar lutado contra esses assédios cometidos contra os funcionários”. A negociação continuará com a Fenaban.

Além do reajuste salarial, a proposta da Fenaban inclui:

- Certificação CPA 10 e CPA 20 - Quando exigido pelos bancos, os trabalhadores terão reembolso do custo da prova em caso de aprovação.

- Adiantamento de 13º salário para os afastados - Quando o bancário estiver recebendo complementação salarial, terá também direito ao adiantamento do 13º salário, a exemplo dos demais empregados.

- Reabilitação profissional - Cada banco fará a discussão sobre o programa de retorno ao trabalho com o movimento sindical.

- Gestantes - As bancárias demitidas que comprovarem estar grávidas no período do aviso prévio serão readmitidas automaticamente. 

- Casais homoafetivos - Os bancos irão divulgar a cláusula de extensão dos direitos aos casais homoafetivos, informando que a opção deve ser feita diretamente com a área de RH de cada banco, e não mais com o gestor imediato, para evitar constrangimentos e discriminações.

- Novas tecnologias - Realização de seminários periódicos para discutir sobre tendências de novas tecnologias.  

- Campanha sobre assédio sexual - Os bancos assumiram o compromisso de realizar uma campanha junto com os bancários para combater o assédio sexual no trabalho.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO