facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

31 de Março de 2016, 15h:52 - A | A

GERAL / CORONEL ESCOLÁSTICO

Avenida tem canteiro revitalizado, após estragos da Copa

O trabalho foi realizado após inúmeros pedidos dos comerciantes locais, depois que as obras para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram paralisadas.

DA REDAÇÃO



O prefeito Mauro Mendes entregou nesta quinta-feira (31), a revitalização do canteiro central e rotatórias da Avenida Coronel Escolástico. O local ganhou jardinagem e paisagismo, lâmpadas de LED e calçamento novo.

“Estamos mudando o conceito de paisagismo em locais públicos de Cuiabá, com padrão de qualidade superior. Deixa a cidade mais bonita, dando condições de uma vida com mais qualidade, pois as árvores plantadas, em alguns anos, estarão frondosas, fornecendo sombra e alívio para o calor da nossa capital”, disse Mendes.

O trabalho foi realizado com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, que resultou em economia de 70%. Foram plantadas árvores nativas e ornamentais, grande parte produzida no Horto Florestal, e cerca de oito mil metros quadrados de grama, em 300 metros de extensão da via.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Estamos mudando o conceito de paisagismo em locais públicos de Cuiabá, com padrão de qualidade superior. Deixa a cidade mais bonita, dando condições de uma vida com mais qualidade, pois as árvores plantadas, em alguns anos, estarão frondosas, fornecendo sombra e alívio para o calor da nossa capital”, disse Mauro Mendes.

A iluminação pública em toda a avenida, não apenas no canteiro central, foi trocada por lâmpadas de LED e o calçamento foi feito com tijolos ecológicos, produzidos na Secretaria de Serviços Urbanos.

Para o taxista Willian Calassa, a revitalização do ponto localizado na avenida trouxe melhoria no movimento de clientes. “Trabalho aqui há cerca de 10 anos e quando fecharam o canteiro nos jogaram para uma via lateral e o movimento caiu em torno de 40%, pois as pessoas não passavam mais por aqui. Além disso, estava muito escuro e inseguro. Tive um carro roubado aqui antes da instalação das lâmpadas e agora está bem melhor. Podemos trabalhar tranquilos e as árvores plantadas voltarão aos poucos a refrescar o local com sombra. Nossos clientes também estão voltando”, comemorou.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, pontuou que a Avenida Coronel Escolástico é o 100º ponto revitalizado entregue à população em três anos. Ele destacou que a manutenção do paisagismo nas rotatórias, canteiros e praças garantem que o trabalho entregue permaneça.

“Começamos o projeto há três anos e todos os locais revitalizados passam por manutenção, pois as praças, jardins e rotatórias devem ter cuidados permanentes para que continuem bonitas", frisou o secretário

“Começamos o projeto há três anos e todos os locais revitalizados passam por manutenção, pois as praças, jardins e rotatórias devem ter cuidados permanentes para que continuem bonitas. Este trabalho melhora a autoestima e o visual da cidade e é feito em respeito à população, que paga seus impostos”, afirmou Stopa.

Ele comentou que o trabalho foi realizado após inúmeros pedidos dos comerciantes locais, depois que as obras para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram paralisadas. “Temos hotéis, comércios e não é justo deixarmos a cidade com esta cicatriz, enquanto ainda não temos previsão da retomada das obras. Além disso, o local estava muito sujo e inseguro. Não foi uma obra cara e agora temos mais um local para as pessoas transitarem com tranquilidade, o que deve aumentar o movimento do comércio”, mencionou.

O dono de uma loja de serviços automotivos, localizada na avenida, contou que nos últimos dias chegou a ver um casal de namorados aproveitando o novo visual do local. Valdir Butinhomi, tem o comércio há 32 anos e disse que nos últimos anos era impossível manter a loja aberta após as 18 horas.

"Quase todos os lojistas tiveram que instalar toldos nas fachadas por causa do sol. Agora é torcer para as árvores que plantaram crescerem depressa, para dar um alívio no calor", ressaltou um comerciante local.

“Antes faltava segurança, estava muito escuro, feio e não podíamos fechar um pouco mais tarde. Sinto também pelas árvores que existiam aqui, quase todos os lojistas tiveram que instalar toldos nas fachadas por causa do sol. Agora é torcer para as árvores que plantaram crescerem depressa, para dar um alívio no calor. Ficou muito bonita, mais segura, fizeram uma espécie de praça e já cheguei a ver um casal namorando nos bancos”, contou Valdir.

 

 

Até o final de abril, mais de 10 mil árvores serão plantadas em Cuiabá. Canteiros centrais, como da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), terão mudas plantadas em toda a extensão. “É nosso trabalho garantir que a cidade seja arborizada e volte a receber o título de ‘Cidade Verde’”, finalizou Stopa.

Comente esta notícia