12.07.2020 | 15h13


GERAL / LOCAL PÚBLICO

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro e narguilé em parques

A proposta, que está em discussão na Câmara de Cuiabá, prevê multa de R$ 500 aos que forem flagrados fumando nos locais


DA REDAÇÃO

A Câmara de Cuiabá aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que proíbe consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em parques municipais da Capital.

A proposta foi analisada na sessão extraordinária da última terça (7) e recebeu 21 votos favoráveis. O projeto segue para segunda etapa de tramitação.

Antes da votação, o autor da matéria, vereador Toninho de Souza (PSDB), explicou que consultou o Apoio Legislativo da Câmara para questionar se sua proposta confrontaria a Lei 6.284, que proíbe tanto a comercialização quanto a utilização de narguilé em espaços fechados ou abertos, mas houve o entendimento que não. O tucano ressaltou que o projeto é focado na proibição do tabaco e cigarro e, por isso, o narguile é acrescentado.

De acordo com o projeto, nas praças deverão ser afixadas placas em que conste o aviso de que ali é proibido fumar, as sanções aplicáveis e os números de telefones dos órgãos de fiscalização.

Aos que desrespeitarem a proibição - caso sancionada - estarão sujeitos a multa de R$ 500, caso pego em flagrante, que pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência.

O projeto estabelece que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deverá criar uma área especial dentro dos parques para atendimento aos fumantes, que deverão ser distantes de parques infantis, áreas esportivas e demais locais de alta concentração e circulação de pessoas.

Na justificativa do projeto, o vereador destacou que a matéria tem sentido de buscar meios de inibir, restringir o consumo de cigarros em locais públicos. Ele cita na proposta um dado do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. 

Cuiabá tem quatro parques municipais, das Águas (Centro Político Administrativo), Tia Nair (Bairro Jardim Itália), Nascente (Av. Dr. Vicente Emilio Vuolo) e da Família (Terra Nova).

Proibições

Em Cuiabá existem legislações que proíbeM fumar em locais fechados e veículos de transporte coletivo e o uso de narguilé em locais públicos, abertos e para menores de 18 anos.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO