19.05.2016 | 11h55


GERAL / AGRICULTURA

Aplicativo desenvolvido em MT promove inclusão digital no campo e é destaque mundial

O aplicativo AgroSIG já é usado para monitorar e colher dados de mais de 1 milhão de hectare entre soja, milho e algodão em Mato Grosso



Soluções desenvolvidas por uma empresa cuiabana foi destaque mundial durante um evento da Microsoft. A Xamarin Evolve 2016, realizado em Orlando, Estados Unidos, citou o sistema criado em Mato Grosso como um case de sucesso no uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis Xamarin, recentemente adquirida pela Microsoft.

O sistema AgroSIG, desenvolvido pela empresa Nuvem, é um aplicativo focado ao agronegócio e tem como objetivo dar informações sobre o que acontece em cada hectare plantado. De acordo com o empresário Bruno Pacola, o aplicativo exibe as principais informações de planejamento, plantio, acompanhamento e colheita da safra, entre outras ferramentas como rastreabilidade de embalagens agrícolas e beneficiamento do algodão.

“O sistema faz toda a compilação em dados georeferenciados, substituindo as planilhas e relatórios complexos do dia a dia pelo uso de mapas”. Durante o evento, ocorrido no dia 28 de abril, o CEO da Xamarin, Nat Friedman, apresentou o sistema a todos os presentes como uma solução para aproximar a lavoura do escritório.

“Com a tendência de melhorar a comunicação e envio de informações, colocando funcionários trabalhando com os clientes, a fim de criar maior relacionamento, aplicativos começam a aparecer em lugares que você

“Muitas fazendas não possuem sinal de celular e, muito menos, de internet. Por isso desenvolvemos essas soluções atendendo as necessidades da agricultura no Brasil”

nunca esperava encontrar um aplicativo mobile, como no campo”, afirmou Friedman, referindo-se ao AgroSIG como um caso de sucesso. Segundo Pacola, o que atraiu a atenção da gigante americana foi o fato do sistema poder ser alimentado online ou off-line.

“Muitas fazendas não possuem sinal de celular e, muito menos, de internet. Por isso desenvolvemos essas soluções atendendo as necessidades da agricultura no Brasil”, explicou. O aplicativo AgroSIG já é usado para monitorar e colher dados de mais de 1 milhão de hectare entre soja, milho e algodão em Mato Grosso, que podem ser visualizados em mapas e é integrado com os principais ERPs agrícolas. “Esse trabalho era feito todo em papeletas, sujeitos a chuva e a perda, o que retardava, inclusive, o acesso a esses dados. Agora, através de um tablet, existe uma troca de informações entre o escritório e a lavoura em tempo real”, disse o empresário.

Além da modernização do campo, em algumas fazendas a tecnologia também promove a inclusão digital das famílias que moram no campo, uma vez que os funcionários podem levar o tablet para sua casa no final do dia. “Essa é uma história incrível de como a mobilidade é capaz de transformar um negócio como a agricultura, da qual você não imagina estar inserido nas formas de negócio digital”, enfatizou o CEO Nat Friedman, ao apresentar o AgroSIG.

Para Pacola, o reconhecimento da Xamarin e da Microsoft é um grande incentivo para a continuidade dos trabalhos de criar soluções que atendam as necessidades das empresas de agrícolas de todo Brasil. “É um orgulho que um aplicativo nascido para atender as demandas da nossa região, que tem como principal atuação o agronegócio, ser reconhecido mundialmente.

O AgroSIG é um sistema que está em constante atualização para melhorar seu desempenho, então temos certeza que este reconhecimento foi só o começo”, finalizou. Abaixo o vídeo da apresentação do aplicativo na Xamarin Evolve 2016:

https://www.youtube.com/watch?v=OVXGW3975Wg











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO