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Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

25 de Julho de 2015, 14h:50 - A | A

GERAL / MAIS DO MESMO

Água, esgoto, energia e celular lideram ranking de reclamações no Procon

Do total de 16.557 procedimentos administrativos registrados no Sindec neste primeiro semestre, a área de 'Serviços Essenciais' foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 6.813 reclamações.

DA REDAÇÃO



De 01 de janeiro a 30 de junho de 2015, foram registrados 19.482 atendimentos no Procon Estadual. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online www.consumidor.gov.br . 

Do total de 16.557 procedimentos administrativos registrados no Sindec neste primeiro semestre, a área de “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 6.813 reclamações. O setor “Assuntos Financeiros”, com 4.389 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 2.858 atendimentos, está o setor “Produtos”. 

O setor “Serviços Privados”, ocupa o quarto lugar, com 1.993 registros. Em quinto lugar está a categoria “Habitação”, com 211 procedimentos registrados. O sexto lugar, com 155 registros, é ocupado pelo setor “Saúde”. Em último lugar, com 128 registros, está o setor “Alimentos”. Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 30 de junho de 2015: 

1) Serviços Essenciais 
1º) Água e Esgoto: 2.474 
2º) Energia Elétrica: 2.445 
3º) Telefonia Celular: 1.129 

2) Assuntos Financeiros 
1º) Financeira: 2.263 
2º) Banco Comercial: 783 
3º) Cartão de Crédito: 530 

3) Produtos 
1º Telefone: 487 
2º Eletroeletrônico Importado: 245 
3º Geladeira e Freezer: 173 

4) Serviços Privados 
1º) TV por Assinatura: 793 
2º) Informática: 232 
3º) Estabelecimento Comercial: 210 

5) Habitação 
1º Incorporação (Construtoras e Incorporadoras): 124 
2º Condomínio: 64 
3º Loteamento: 24 
 
6) Saúde 
1º) Plano de Saúde Regulamentado: 68 
2º) Convênio de assistência médica/odontológica: 21 
3º) Plano Odontológico: 18 
 
7) Alimentos 
1º) Supermercado: 36 
2º) Leite e Derivados: 22 
3º) Carnes e Derivados: 09 
 
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa. 
 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.


Atendimento online 
 
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 2.925 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 1.610 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 506 demandas; em terceiro lugar “Produtos de Telefonia e Informática”, com 490 reclamações; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 134 atendimentos. 
 

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No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.


O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 102 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou 40 registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 25 reclamações. A plataforma também registrou oito reclamações para a área “Turismo/Viagens”, que ocupa o oitavo lugar do ranking do consumidor.gov.br. Também foram registradas três reclamações para a área “Água, Energia e Gás”, três reclamações para “Alimentos”, duas reclamações para “Saúde” e duas reclamações para “Educação”. A área “Habitação” não teve nenhuma reclamação registrada através da plataforma online. 
 
Serviço - O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. 
 
No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.

 

 

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