11.09.2019 | 11h30


CHUVA INVISÍVEL

Água cai, mas evapora antes de tocar o solo de Cuiabá

O fenômeno costuma ocorrer em regiões desérticas, ou com baixa umidade e temperatura elevada, que é o caso da Capital


DA REDAÇÃO

O raro fenômeno da chuva virga, ou como é conhecida chuva invisível, é previsto durante o dia, em Cuiabá. Nesse episódio, a água cai das nuvens, mas não chega a tocar o chão. A Previsão do Clima Tempo é de 90% de probabilidade de uma chuva de três milímetros, nesta quarta-feira (11), na Capital.

Segundo o tenente-coronel e assessor de proteção da Defesa Civil, Paulo Selva, essa chuva não ameniza o calor.

“Com essa quantidade mínima a água não chega tocar o solo. Devido à temperatura acaba evaporando no ar”, explica Selva.

A água fica em forma de listras que se estendem de baixo das nuvens. Se a temperatura for muito elevada, o processo de evaporação pode ocorrer logo depois de deixar as nuvens. 

Esse fenômeno costuma acontecer em regiões desérticas, ou com baixa umidade e temperatura elevada, que é o caso de Cuiabá.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou que a umidade relativa do ar irá chegar a 9%, na tarde desta quarta-feira. 
Os termômetros registram a mínima de 24 graus e a máxima prevista é de 42 graus, com 90% de chances de chover, segundo o Clima Tempo. 

Veja previsão:

RepórterMT/Reprodução

clima tempo.jpg

Previsão do Clima Tempo.

 











(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

tudo por acessos  11.09.19 14h43
chacota kkkkkk

Responder

4
3
Cleber   11.09.19 13h12
pessoal vamos orar para Deus mandar a chuva do caju, manga, e molhar as plantas, refrescar mais , tirando o excesso de calor e melhorando a umidade relativa do ar.

Responder

18
1

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO