29.01.2015 | 14h10


REPROVADO

Aeroporto Marechal Rondon é o pior do país, aponta pesquisa

Passageiros avaliaram os terminais e o de Várzea Grande levou nota vermelha (3,48)


DA REDAÇÃO

O Aeroporto Internacional  Marechal Rondon, em Várzea Grande, é o pior terminal do país, conforme pesquisa de satisfação do passageiro divulgada hoje (29) pela Secretaria de Aviação Civil.

A pesquisa foi feita entre os meses de outubro e dezembro do ano passado e ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o país – Viracopos, Brasília, Riogaleão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.

Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais como tempo de espera no check-in, oferta de transporte público, restituição de bagagem e limpeza dos banheiros.

O terminal melhor avaliado é o de Viracopos, em Campinas (SP).

Os dados mostram que 76% dos passageiros ouvidos consideraram os serviços bons ou muito bons, enquanto oito dos 15 aeroportos pesquisados alcançaram notas acima de 4 em uma escala de 1 a 5. A média dos aeroportos do país é 3,94. No quarto trimestre de 2013, período da primeira avaliação, a média era 3,84. A meta do governo é chegar à média 4.

De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, o nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro, 5%. Desde que o levantamento passou a ser feito, no primeiro trimestre de 2013, esta é a primeira vez que um aeroporto concedido conquista o patamar de aeroporto mais bem avaliado do país.

Os números revelam que o aeroporto de Viracopos registrou média  4,29. Entre os itens mais bem avaliados estão a eficiência dos funcionários do check-in, com nota média 4,86; cordialidade, com nota 4,84, e tempo de fila na imigração e no guichê, com notas 4,82 e 4,49, respectivamente.

Logo atrás de Viracopos ficaram os aeroportos do Recife (4,28) e Curitiba (4,27). Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre, completam a lista dos cinco primeiros, com médias 4,19 e 4,16, respectivamente.

O último colocado, que foi o aeroporto da grande Cuiabá, teve com nota 3,48, atrás do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, e que também obteve uma nota baixa, 3,73.

"[Esse é] o primeiro testemunho oficial de que os aeroportos que foram concedidos estão se esmerando para melhor atender o passageiro", disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Ele lembrou que, em comparação aos oito aeroportos que alcançaram média acima de 4, na primeira pesquisa, apenas quatro haviam registrado notas desse tipo.

Desde que passou a ser feita, a pesquisa já ouviu 145.962 passageiros. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o passageiro ter passado por todas as etapas da viagem.

Com informações da EBC











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER