facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

22 de Julho de 2020, 09h:25 - A | A

GERAL / FIM DOS TEMPOS

Abelhas 'assassinas' atacam idosos em MT; veja vídeo

Apicultor deu apoio na operação realizada na casa dos idosos na tarde dessa terça-feira (21), em Juína; vítimas não precisaram de atendimento médico

MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO



Um casal de idosos, nomes não divulgados, foi atacado por abelhas africanas dentro de casa durante a tarde dessa terça-feira (21) no bairro Setor Industrial, em Juína (734 km da Capital).

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar socorro às vítimas e capturar o enxame de abelhas, consideradas muito agressivas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os idosos sofreram picadas, porém, conseguiram se proteger e os ferimentos não foram graves. Receberam atendimento em casa mesmo e não foi necessário encaminhamento a uma unidade médica.

Em seguida, os bombeiros militares, com apoio de um apicultor (especialista na criação de abelhas) da região, começaram uma operação para fazer a retirada das colmeias formadas na casa do casal.

Para o trabalho, foi necessário interditar a rua onde a casa é localizada e orientar medidas de segurança aos vizinhos e pedestres que passavam pela rua para que fossem evitados novos acidentes.

Foram mais de três horas para retirar as colmeias e capturar todas as abelhas. Os militares usaram equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para o tipo de caso.

As colmeias foram removidas e ficaram sob os cuidados do apicultor que participou da operação.

Abelhas Africanas

A abelha africanizada ou abelha do mel africanizado, também conhecida coloquialmente como "abelha assassina", é uma mistura de espécies de insetos da África e Europa.

As abelhas assassinas foram introduzidas pela primeira vez no Brasil na década de 1950, em um esforço para aumentar a produção de mel, mas em 1956, 26 enxames escaparam acidentalmente da quarentena. Desde então, a nova espécie híbrida se espalhou por toda a América.

As abelhas africanizadas geralmente são muito mais defensivas que as outras espécies de abelha e reagem a perturbações muito mais rapidamente do que as abelhas ocidentais. Elas podem perseguir uma pessoa a mais de 400 metros, e já mataram milhares de pessoas, além de animais grandes como cavalos e outros animais.

Veja o vídeo

Comente esta notícia