facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

09 de Setembro de 2014, 23h:20 - A | A

GERAL / SUICÍDIOS CRESCEM / VEJA VÍDEO

A cada 40 segundos uma pessoa se mata; Cuiabá tem ato de alerta nesta quarta

Encontro ocorre na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, a partir das 19h

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Cuiabá organiza para a noite desta quarta-feira (10) uma passeata em conscientização ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio, coordenado no Brasil pelo Ministério da Saúde. O encontro ocorre na Praça Santos Dumont, a partir das 19h.

Levantamento realizado pelo CVV aponta que, no Brasil, houve um crescimento de 20% nos casos de suicídio, o que corresponde a 17 mortes por dia. Em Mato Grosso, o índice é de 6,4 óbitos para casa 100 mil habitantes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O suicídio entre os jovens de 16 a 24 anos foi o que mais cresceu, no entanto, o índice de maior recorrência ocorre entre pessoas de 24 e 35 anos. Segundo a coordenadora regional do CVV, Isaura Titon, o problema do suicídio tem crescido a cada ano, e o país já ocupa o 8º lugar no ranking mundial.

“É alarmante. Esses números dizem que a cada 40 segundos alguém comete suicídio. Tem como prevenir com atenção e cuidado. É um problema de Saúde Pública. As relações hoje estão muito superficiais e isso causa solidão, a principal queixa que registramos, mas há outros fatores como: distúrbio psicológico e uso de drogas. A pessoa se suicida quando está em um surto”, avaliou ela.

“É alarmante. Esses números dizem que a cada 40 segundos alguém comete  suicídio"

A passeata é um evento simbólico para chamar a atenção da sociedade para o problema. Os participantes do ato devem comparecer vestidos de amarelo, pois o ribbon amarelo é o símbolo oficial de prevenção do suicídio.

A coordenadora afirmou ao RepórterMT que em 90% dos casos há como prevenir a morte. O CVV tem dois números de telefones disponíveis em Mato Grosso: 141 ou 65-3321-4111 (para interior ou Capital), 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, pessoalmente, das 08h às 18h.

“O suicido é o ultimo recurso. Quem nos procura, muitas vezes não está pensando em se matar, está triste, deprimido, precisando de atenção e pensa que não tem com quem se abrir, ou acha que será muito julgado. Hoje em dia temos um problema social muito grande, apesar de toda tecnologia, as pessoas se sentem solitárias. As relações estão muito superficiais”, completou Isaura.

Curso para voluntários

O CVV organiza um curso gratuito de capacitação para voluntários que queiram se especializar no atendimento. As palestras começam dia 28 de setembro, e ocorrem durante 13 domingos seguidos, das 8h às 11h.

“O curso é essencial porque a pessoa tem que mudar a forma de enxergar o outro. Aprender a ouvir pra conseguir entender o mundo do outro. O objetivo do curso é formar voluntários, mas também disseminar a filosofia de sermos uma sociedade mais compreensiva, fraterna e solidária”. 

O Centro de Valorização da Vida sobrevive por meio de doações e voluntariado. Sua estrutura é formada por 45 atendentes que estão disponíveis diariamente.

TV REPÓRTER

Comente esta notícia