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Cuiabá, 05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024

31 de Dezembro de 2020, 10h:50 - A | A

ESPORTE / VEJA LISTA

Os carros elétricos e híbridos que chegam ao Brasil em 2021

Toyota Corolla Cross, Peugeot e208, Fiat 500e e Jeep híbrido estão na lista de lançamentos

AUTO ESPORTE
DIVULGAÇÃO



Se tem um segmento que vai avançar em 2021, esse segmento será o de elétricos e híbridos. Serão ao menos dez modelos ecologicamente corretos. Marcas como Jeep e Toyota ainda vão lançar carros com motores a combustão auxiliados por unidades elétricas.

A maioria das fabricantes, por sua vez, vai colocar nas ruas brasileiras veículos completamente elétricos. Com a expansão da rede de carregadores e o avanço da tecnologia das baterias, esses modelos são os preferidos de Audi, Mercedes, Renault, JAC Motors, Mini e Volvo. Destaque para a Fiat que trazer o novo 500e e a Peugeot, o e208. Veja o que vem por aí em 2021:

Toyota Corolla Cross
Uma das principais novidades no Brasil em 2021, com certeza, será o SUV do Corolla. O modelo estreia no final do 1º trimestre e vai trazer, como opção, a motorização híbrida já utilizada pelo sedã: o 1.8 a combustão associado a um motor elétrico. O SUV tem 4,46 metros de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, além de 489 litros de porta-malas. O espaço interno promete ser um de seus pontos fortes.

Peugeot e208
Logo no começo de 2021 a Peugeot vai começar a entregar as primeiras unidades do 208 elétrico. O e208 foi lançado junto da variante a combustão e é a aposta da Peugeot no quesito mobilidade. Com 136 cv de potência, 26,5 kgm de torque, 0 a 100 km/h em 8,1 s e 340 km de autonomia, o hatch elétrico vai disputar preferência com o reestilizado Renault Zoe, o inédito Fiat 500e e também o Nissan Leaf.

Ainda não há preço definido, mas podemos esperar algo entre R$ 160 mil e R$ 200 mil. Autoesporte já andou no hatch elétrico e você pode conferir tudo aqui.

Jeep Compass / Renegade híbrido
A Jeep confirma que vai lançar uma variante PHEV dos seus SUVs. A marca só não especifica qual vai ser: Compass ou Renegade. Nosso aposta é o Compass. Além do inédito motor 1.3 turbo, o SUV médio deve vir com a opção híbrida justamente para concorrer com o Toyota Corolla Cross.

Isso porque o utilitário combina justamente o 1.3 turbo a outro motor elétrico. A potência conjunta pode ser de 190 cv ou 240 cv (na Europa).
Os dois utilitários conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e percorrer até 50 quilômetros no modo totalmente elétrico. Os modelos ainda podem chegar a 130 km/h usando apenas eletricidade.

Porsche Panamera 4S e-Hybrid
O facelfit do sedã com ares cupê chega no início de 2021, inicialmente, na versão 4S e-Hybrid, de R$ 649 mil. O modelo traz o mesmo motor 2.9 V6 biturbo de 440 cv, que trabalhando em conjunto com o propulsor elétrico de 136 cv, entrega de forma combinada 560 cv e 76,5 kgfm.

O sistema elétrico foi totalmente renovado de acordo com a marca, oferecendo uma autonomia 30% maior no modo exclusivamente elétrico, sendo possível percorrer 54 km com o motor a combustão desligado.

Fiat 500e
Era para ter sido em 2020, mas o novo Fiat 500 ficou para 2021. A marca vai trazer apenas a versão elétrica, que mantém os traços clássicos no design com algumas modernidades.

O carrinho é equipado com um pacote de baterias de íons de lítio de 42 kWh, o suficiente para oferecer uma autonomia de 320 km ao motor elétrico de 117 cv. O 0 a 100 km/h é cumprido em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.

Audi RS e-tron GT
Em 2021 o Porsche Taycan vai ter um rival a altura. A Audi vai trazer a versão mais extrema do elétrico e-tron GT. Com a alcunha RS no nome, o super sedã vai chegar com belas credenciais: dois motores elétricos (um em cada eixo), 700 cv, quase 80 kgm de torque, 0 a 100 km/h em 3 s e autonomia acima dos 400 km. A marca vai começar a importar o e-tron Sportback S e também a variante "regular" do e-tron GT.

Mini SE
O Mini elétrico será uma das 15 novidades que o Grupo BMW promete para o Brasil em 2021.
O modelo é alimentado por baterias de íons de lítio e tem tração dianteira. A potência é de 184 cv e 27,5 kgfm de torque. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 s e a velocidade máxima é de 150 km/h. Já a autonomia é de pouco mais de 230 km.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric
A estratégia da Volvo de ter somente veículos eletrificados vai continuar. E em meados de 2021 a marca sueca vai começar a vender no Brasil a variante totalmente elétrica do XC40. O SUV tem 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque entrega a qualquer pisada no acelerador.

A autonomia máxima é respeitável: 400 km. A marca afirma que as baterias podem chegar em 30 minutos a 80% de carga, desde que seja em uma estações de recarga rápida.

Mercedes-Benz EQS
A Mercedes é outra que vai entrar nessa briga de Taycan e e-tron GT. O EQS – segundo modelo elétrico no Brasil (o primeiro foi o EQC) ainda nem foi revelado oficialmente, mas a subsidiária brasileira já confirma a chegada do sedã por aqui até o final de 2021.

A fabricante ainda não deu detalhes sobre os dados técnicos de seus futuros elétricos, mas a expectativa é que o EQS tenha versões com autonomias diferentes, incluindo uma capaz de rodar quase 700 km, de acordo com o ciclo WLTP.

JAC EJ7
A JAC Motors vai continuar a empreitada de lançar carros elétricos no Brasil. Só que agora será a vez de um sedã – e não mais SUVs. O iC5 – que por aqui vai se chamar EJ7 – é a versão ecologicamente correta do A5, apresentado no final de 2019.

O três-volumes traz o design mais “limpo” em relação ao modelo a combustão e pode rodar 530 km com uma carga. A potência chega a 193 cv, torque de 36,7 kgfm e o 0 a 100 km/h é feito em 7,6 segundos.

Renault Zoe
A segunda geração do subcompacto elétrico vai estrear com diversas novidades, como a bateria com capacidade 30% maior e que suporta recarga rápida. A autonomia deve passar de 300 km para 390 km no ciclo WLTP, de acordo com dados da montadora. Nas estações de 50 kW, bastam apenas 30 minutos para garantir 145 km ao novo Zoe.

Outra importante melhoria do modelo é o novo motor elétrico de 133 cv e 25 kgfm de torque – o antigo motor entregava 92 cv e 22,4 kgfm. Esse propulsor faz o Zoe acelerar de zero a 100 km/h em 10 segundos e chegar a 140 km/h de velocidade máxima. Por último, o design muda, mas ainda lembra muito o modelo de primeira geração.

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