20.02.2019 | 19h12


BOA MESA

Peixe cuiabano é o melhor do país, garante professor de gastronomia

João Carlos Caldeira citou que o pescado, mesmo de tanque, é elogiado por chefs e falou do evento Pantanal Cozinha Brasil


DA REDAÇÃO

Os ingredientes regionais estão nas panelas dos cozinheiros e dos chefs de cozinha. Em Cuiabá não é diferente. Com uma gastronomia repleta de sabores - como peixes de água doce e frutos do cerrado - o segmento está mais valorizado e o consumidor mais exigente. Em  entrevista ao site , o professor de gastronomia João Carlos Caldeira falou do movimento na cena gastrônomica regional, nacional e sobre o evento Pantanal Cozinha Brasil, que alcança sua terceira edição.  

Para o especialista, a identidade da gastronomia e do chef está justamente na elaboração de pratos autorais com ingredientes regionais a partir de técnicas precisas. O peixe, segundo ele, ainda é um dos atrativos mais importantes da cozinha cuiabana. "Os chefs nacionais Rodrigo Oliveira, Bela Gil e Alberto Landgraf são unânimes em dizer que nossos peixes são os melhores do país. Temos uma qualidade impressionante e hoje temos peixe de criação com sabor, não apenas o que vem dos rios".

João comenta que o evento Pantanal Cozinha Brasil traz como convidados nacionais os chefs André Mifano, Helena Rizzo, ambos apresentadores do programa The Taste Brasil, do canal GNT, e Tati Mendes.

Aberto ao público, o evento reúne aulas-show, palestras, workshops, oficinas práticas com degustação e jantares especiais, envolvendo profissionais locais e de outros Estados. Nesta edição, o ingrediente em destaque é a mandioca, ligada  ao tema da edição de 2018 – “O que estamos comendo? De volta às raízes”.

Confira a entrevista:











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

pedro Kuhl  08.10.18 22h25
Concordo plenamente, PORÉM está difícil achar um bom peixe em Cuiabá e Várzea Grande

Responder

10
3
uziel oliveira  26.02.19 15h46
Também concordo, em viagens pelo litoral nordestino e paulista, não encontrei nenhum prato que se assemelhe com a leveza do pescado cuiabano e a técnica de tirar as espinhas.

Responder

2
0

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com a Lei ou acha que Bolsonaro deve vetar

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

A aprovação da lei é que é um abuso; veta Bolsonaro

Não sei acho que não muda nada

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER