31.03.2019 | 08h30


PROVA PARA MOTORISTA

Detran vai filmar alunos de autoescolas em tempo real durante exames teóricos e práticos

De acordo com o presidente do Detran de Mato Grosso, o sistema de telemetria é uma exigência do Contran e deve entrar em vigor ainda este ano.


DA REDAÇÃO

Com o objetivo de evitar fraudes durante os exames teóricos e práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), autoescolas vão virar um verdadeiro "Big Brother", incluíndo registro de digitais, em todos os municípios de Mato Grosso.

A informação foi confirmada, em entrevista ao , pelo o presidente do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-MT) Gustavo Vasconcelos que explica que a medida será implementada ainda este ano e tem como base uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornou o sistema de telemetria obrigatório no Brasil.

“Na hora que o aluno entrar na sala de aula terá que fazer a biometria e no fim da aula também. [...] A partir disso o sinal enviado para o Detran mostra que aquele aluno fez naquele dia tantas horas de aula até dá 45 horas”, afirma. 

“Quando ele entrar no carro será registrado [por biometria] o início da aula. Irá ter ali um celular para filmar em tempo real e tirar cinco fotos. Além disso, todo o veículo é monitorado, ou seja, se o carro morrer eu vou saber porque o sistema vai mostrar”, acrescentou.

Na conversa, Vasconcelos garante que a implantação do sistema não gera custos aos cofres públicos porque o Detran será responsável apenas pelo desenvolvimento do sistema por meio da empresa estatal MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação). Já as autoescolas devem pagar pelos equipamentos ou alugar de uma empresa, que ainda será escolhida por meio de processo licitatório. Para as autoescolas que desejarem adquirir os equipamentos, o investimento não deve ultrapassar R$ 1, 3 mil, segundo o presidente, valor que não deve encarecer a CNH.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:











(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Joao Mello  20.04.19 08h17
Não sou advogado nem expert no assunto mas acho que isso é inconstitucional. Obrigar alguém a ser filmado para fazer aulas de direção? Ao invés de punir com rigor as autos escolas e os funcionários do Detran, agora querem expor os rostos dos usuários. Estão de brincadeira né.

Responder

0
0
alexandre  08.04.19 08h19
O Detran, não tem obrigação de arranjar serviços para o cepromat..

Responder

2
0
Matéria(s) relacionada(s):

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com a Lei ou acha que Bolsonaro deve vetar

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

A aprovação da lei é que é um abuso; veta Bolsonaro

Não sei acho que não muda nada

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER