08.07.2017 | 20h16


ENTREVISTA / VEJA VÍDEO

Coaching para criar líderes é chave para melhorar gestão pública

Projeto piloto trabalha a mudança do perfil do servidor público com foco na criação de lideranças e cultura de resultados.


Da Redação

A master coach e analista comportamental, Tatiane Barbieri explica em entrevista ao como o processo de autodesenvolvimento do profissional e formação de lideranças, vem transformando e aperfeiçoando ações na gestão pública, que tem reconhecido o coaching como ferramenta de sucesso.

"Ele [servidor] terá que ter uma postura autoresponsável. Ele não espera o Governo. Ele assume que é o Governo e faz acontecer, está ali para servir a sociedade, trabalhar em equipe", declarou.

Tatiane relata que por meio de um programa com quatro fases é possível mudar a percepção de que a gestão pública é sinônimo de burocracia e lentidão e desenvolver a satisfação pessoal de cada servidor de estar naquele posto. O processo incentiva a proatividade e uma nova cultura de resultados, o que reflete diretamente na melhoria da prestação de serviço.

O projeto piloto começou em outubro de 2015 e hoje registra 17 turmas capacitadas.

Ela cita uma pesquisa americana que aponta o dinheiro em terceiro lugar para alcançar a satisfação profissional.

"A remuneração não é a principal fonte de satisfação profissional e pessoal", afirma.

A master coach elenca as características do servidor público do futuro.

"Ele [servidor] terá que ter uma postura autoresponsável. Ele não espera o Governo. Ele assume que é o Governo e faz acontecer, está ali para servir a sociedade, trabalhar em equipe. Muitas vezes, a pessoa  entra no serviço público apenas pelas garantias".

A especialista comenta que o cenário econômico mudou e o serviço público poderá sofrer modificações, basta observar as propostas de reformas Trabalhista e da Previdência.

 

Confira a entrevista

 

 











(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Giuliana Bassan  09.07.17 13h17
Tatiane Barbieri dedicada, responsável e super profissional, coaching de sucesso e faz acontecer

Responder

7
4
Mtmais transparência   09.07.17 06h33
A ideia é boa de promover líder no ambiente público mas deve levar consideração que não no estado temos um grande número de pessoas comissionadas que estão ali apenas de passagem sem compromisso. Vamos fazer um pequeno detalhamentos nos cargos comissionados principalmente de assessor técnico no estado. Até hoje eu não entendi da criação deste cargo pois temos já bem trabalhado servidores públicos devidame qualificado não estão sendo subutilizado. Eu gostar de ter possibilidade de ver currículo para ser avaliado como técnico. Outro item deve considerar e tal burocracia pegue qualquer processo vc vai ver o número de despacho apenas pra dizer que estava ali. Análise bem o número de cargos comissionados das secretarias e sem noção olha casa Civil

Responder

3
2

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO