27.06.2017 | 17h15


ENTREVISTA / ASSOCIAÇÃO DENUNCIA

Animais são trancados em casa sem água e comida; veja vídeo

Presidente da Associação Voz Animal, Maria da Dores, diz que, deixar um animal na chuva ou no sol, sem que possa se proteger, é crime de maus-tratos


Da Redação

Leis brandas e falta de conhecimento sobre os direitos dos animais são apontados pela presidente da Associação Voz Animal (AVA), a médica Maria da Dores Gonçalves da Silva, como fatores que agravam a incidência de maus-tratos contra os animais no país. Em Cuiabá, não é diferente.

Em entrevista ao , Maria das Dores esclarece que o crime de maus-tratos vai além de bater ou castigar os bichos, incluindo todas as condições físicas nas quais eles estão inseridos. "Você tem a posse de um animal, você não é dono, e a posse tem que ser responsável. Deixar um animal na chuva ou no sol sem alternativa para que ele possa se proteger, por exemplo,  é crime de maus-tratos", esclareceu. 

Maria das Dores conta que a insituição recebe muitas denúncias de animais abandonados em quintais ou até mesmo na própria residência, trancados, por dias e meses: "Uma coisa que choca muito são os abandonos. Um tempo atrás recolhemos uma pitbull há mais de um mês presa numa casa abandonada. Abandonar um animal sabendo que ele não sobreviverá sozinho é desumano". Hoje, explica ela, a legislação permite a entrada, em propriedade privada, de autoridades policiais para salvar um animal. 

A AVA, comenta ela, possui centenas de cães e gatos, todos castrados, aptos à adoção. Veja na íntegra a entrevista. 

Confira a entrevista na íntegra: 

 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Antônio João  28.06.17 21h04
O trabalho desenvolvido pela AVA e em especial pela Dra. Maria das Dores é louvável e merece todo o apoio da sociedade cuiabana. Além dos 200 cães e 100 gatos na AVA, a Dra. Maria das Dores cuida ainda de 7 cães na residência dela, que são tratados com muita dedicação e muito amor. Parabéns a todos aqueles que dispensam parte de suas vidas para cuidarem dos animais, principalmente daqueles que foram abandonados.

Responder

27
0

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO