21.05.2020 | 10h00


CORONAVÍRUS / VAI MEDIR TEMPERATURA

Thelma põe barreiras sanitárias nas entradas de Chapada dos Guimarães

As barreiras sanitárias funcionarão de sexta a domingo, como forma de proteger os chapadenses, já que o fluxo de turistas é grande nos finais de semana.


DA REDAÇÃO

A prefeita de Chapada dos Guimarães (65 km da Capital), Thelma de Oliveira (PSDB)  decretou a instalação de barreiras sanitárias, nas vias de entrada da cidade, como medida de contenção da proliferação da Covid-19. Moradores e turistas serão orientados sobre o uso de máscara e terão a temperatura medida, não será autorizada a entrada de quem se recursar a relizar os procedimentos. 

As barreiras funcionarão todas as sextas-feiras, sábados e domingos, já que no fim de semana é grande o fluxo de turistas na cidade.

A ação tem início no dia 22 de maio, o município monitorará duas das princiais vias, na sexta-feira das 13h às 18h, no sábado das 07h às 18h, e no domingo das 07h às 13h.

De acordo com o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão foi tomada para proteger a população chapadense, promovendo medidas preventivas e protetivas, indviduais e coletivas sobre o coronavírus na cidade. 

Na abordagem, equipes da SMS irão realizar perguntas para obter informações acerca da origem e locais de estadias, nos últimos 14 dias, de todos os ocupantes dos veículos e farão  a aferição de temperatura para checar o estado de saúde dos passageiros. Caso alguém apresente sintomas da Covid-19, a equipe irá encaminhar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. São considerados sintomas: temperatura corporal igual ou superior a 37,8°, tosse seca, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, protração e dificuldade para respirar. 

Acontece que com a proibição de abertura de bares, restaurantes, e outros meios de lazer, a população da Baixada Cuiabana tem procurado a cidade vizinha, principalmente nos finais de semana, já que seus estabelecimentos se encontram abertos. Com isso, a cidade fica lotada e os cidadãos vizinhos levam o coronavírus para o município.

A inciativa é coordenada pelo Comitê de Enfretamento ao covid-19 em parceria com a Polícia Militar (PM) e, faz parte do projeto de conscientização “Quem ama protege Chapada dos Guimarães”.

Em entrevista ao programa Conexão Poder, Thelma já havia falado da possibilidade de implantar barreiras sanitárias e de penalidades ao comércio, o que  se concretizou. (veja aqui)

 

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO