alexametrics
01.08.2020 | 11h45


CORONAVÍRUS / ALERTA AO PAIS

Obesidade pode estar associada a casos graves de covid entre crianças

Pediatra Natasha Slhessarenko enfatiza também os riscos em casos de doenças pré-existentes, como problemas coronarianos


DA REDAÇÃO

Mesmo não tendo grandes relatos de mortes de crianças pela Síndrome de Respiração Inflamatória Multissistêmica relacionada à covid-19 em Cuiabá, a médica pediatra e representante do Conselho Federal de Medicina, Natasha Slhessarenko, orienta os pais e responsáveis a estarem atentos aos pequenos que estão com excesso de peso e obesos, porque esses seriam fatores de risco associado.

A médica lembra que nos primeiros três casos de crianças com suspeitas de estarem com a síndrome inflamatória, as três eram obesas, mas nenhuma delas confirmou ou morreu. Outro alerta é para os casos de crianças com doenças pré-existentes, como problemas coronarianos, que podem acabar se tornando fatores complicadores para quem contrai o novo coronavírus.

"Essa síndrome multissistêmica acontece em crianças acima de 10 anos e são crianças que acabam evoluindo aí para um quadro clínico, parecendo um choque tóxico ou uma assepsia, infecção generalizada, um choque cardiogênico. Elas têm um problema no coração, então, muitas vezes o vírus ataca o coração dessas crianças", descreve. 

Os sintomas a serem observados são, além de dores no estômago, vômito e febre por mais de três dias, um tipo de conjuntivite sem pus, mãos e pés inchados, boca bastante vermelha, íngua no pescoço e manchas vermelhas pelo corpo.

Mas, Natasha assegura que se o paciente receber o tratamento médico imediato e adequado, geralmente com internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele pode ter uma rápida recuperação em até uma semana.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime