facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

13 de Julho de 2020, 09h:58 - A | A

CORONAVÍRUS / ENFRENTAMENTO À COVID-19

Leitos de UTI são ampliados na Capital e estrutura de UPAs reforçada

Prefeito destaca que a Capital passa a contar com 115 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pessoas com o novo coronavírus, o que significa 50% dos leitos no Estado

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta segunda-feira (13), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, a entrega de 20 leitos de UTIs exclusivos para pacientes com covid-19 (novo coronavírus) no hospital referência em atendimentos aos pacientes infectados pelo vírus, o antigo Pronto Socorro.

Os 20 leitos serão disponíveis para pessoas que estão na fila de espera. 

O prefeito anunciou que pretende entregar mais 10 novos leitos de UTI nos próximos dias.

Com a entrega dos novos leitos de UTI, a Capital passa a contar com 115 leitos para tratamento de pessoas com a doença, sendo 75 no antigo Pronto Socorro e 40 no Hospital São Benedito. Segundo o prefeito, o número representa 50% dos leitos disponibilizados pelo Estado.

"Todo o Estado de Mato Grosso tem 265 leitos de UTI exclusivos para covid-19, só a Prefeitura de Cuiabá, com esses 20 de hoje, está disponibilizando 115 leitos em pleno funcionamento exclusivos para covid-19 na Capital", enfatizou.

O prefeito disse que nessa semana deve anunciar a ampliação das barreiras sanitárias e os protocolos de entrega de kit-covid.

Leitos de estabilização 

Emanuel anunciou também a abertura de leitos de estabilização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas para tratamento de pessoas com sintomas iniciais da doença.

"Muitos pensam que são UTIs mal montadas, mas não. A determinação nossa é de salvar vidas, por isso, montamos leitos de estabilização em todos as UPAs e policlínicas para evitar que o paciente se agrave e tenha que vir para uma UTI", disse.

Ele comentou que somente na UPA Verdão, unidade referência da Covid, em média 87% dos pacientes estão saindo recuperados com tratamento nos leitos de estabilização.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Comente esta notícia