facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

25 de Julho de 2020, 09h:07 - A | A

CORONAVÍRUS / CENTRO DE TRIAGEM

Governador afirma que fila é reflexo do fracasso na saúde básica

Mauro Mendes informou que o Estado está ampliando o número de testes e, com isso, o número de casos confirmados irá crescer

ANDRÉIA FONTES
DA REDAÇÃO



Governador Mauro Mendes anunciou que Mato Grosso será um dos estados com maior número de testagem da população em relação à covid-19. Destacou que além dos 450 mil testes rápidos comprados pelo governo, a empresa JBS fez a doação de mais 100 mil. Para os 141 municípios serão distribuídas 300 mil unidades. Além disso, a testagem aumenta com a abertura do Centro de Triagem Covid-19 na Arena Pantanal, que chegará à capacidade de realizar 800 testes por dia.

Com isso, consequentemente, Mauro Mendes já destaca que o Estado terá um crescimento substancial no número de casos confirmados, o que não significará que aumentou a contaminação.

Em relação ao Centro de Triagem, que nesta quinta-feira (23), primeiro dia de funcionamento, teve fila que começou à meia-noite, o governador foi taxativo em dizer que isso é reflexo direto do “fracasso na atenção básica dos municípios, principalmente em Cuiabá”.

Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que no primeiro dia não foi testado nenhum morador de Várzea Grande e o governador completou elogiando a gestão do município vizinho a Cuiabá, afirmando que é sinal que a saúde básica em Várzea Grande está funcionando.

Figueiredo informou que nesta sexta-feira (24), segundo dia de funcionamento de Centro de Triagem, às 6h45, todas as pessoas já haviam recebido senhas. Que até o meio-dia, 400 já tinham sido distribuídas e ainda tinham mais 200. E a expectativa é que o fluxo seja regularizado com mais alguns dias.

“Crítica na democracia é normal. Mas a pessoa não enxerga o conjunto da obra. Temos lá 20 médicos, enfermeiros e até tomografia. Temos leitos vinculados na Santa Casa se algum paciente precisar ser internado. Foram andar por aí para ver quantos médicos têm nas policlínicas e nas UPAs”, questionou o governador.

Mauro Mendes ainda enfatizou que este serviço que está sendo oferecido na Arena Pantanal é de competência da gestão municipal e que o governo está agindo na falta de eficiência do município.

Índios

A partir da próxima semana, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Força Nacional, a secretaria de Estado de Saúde também começará a implementar um trabalho nas aldeias indígenas, ampliando a testagem entre as várias etnias.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Comente esta notícia