29.05.2020 | 18h05


CORONAVÍRUS / BOLETIM ATUALIZADO

Covid mata mais duas pessoas em MT; 73 estão em estado grave

Mato Grosso registrou em 24h mais 177 casos de coronavírus, total chega a 2.262.



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi notificada de mais duas mortes na tarde desta sexta-feira (29), uma em Várzea Grande e outa em Sinop. Com isso, o total de óbitos em Mato Grosso chegou a 57, até a publicação desta reportagem.

A moradora de Várzea Grande foi identificada como Antônia Antunes, 81 anos, tinha diabetes. Ela morreu no último dia 25, mas o exame para confirmar a doença ficou pronto apenas hoje.

De acordo com a prefeitura do município, Antônia deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase com dor de garganta e febre, mas devido ao protocolo da Central de Regulação do Estado, à época, não pode ser internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque era apenas um caso suspeito.

Em Sinop, um idoso de 77 anos – que ainda não teve o nome informado pela Secretaria Municipal de Saúde – também não resistiu ao vírus e morreu. Ele tinha hipertensão e estava internado no município, porém, era morador de Cuiabá. Não há mais detalhes sobre a vítima.

Nesta manhã, Mato Grosso registrou a primeira morte do dia por covid. Trata-se do presidiário Otávio Lindolfo da Silva, de 79 anos, preso na Cadeia Pública de Alta Floresta (803 km de Cuiabá). Ele estava internado no Hospital Regional do município e morreu na noite de ontem.

Até o fim da tarde desta sexta-feira, a SES já havia registrado o total de 2.262 infectados.

Nas últimas 24 horas, surgiram 177 novas confirmações em Água Boa (2), Alta Floresta (1), Alta Boa Vista (2), Arenápolis (1), Aripuanã (3), Barra do Garças (2), Bom Jesus do Araguaia (2), Cáceres (5), Campo Verde (8), Canarana (3), Chapada dos Guimarães (2), Colíder (1), Comodoro (2), Confresa (7), Cuiabá (37), Dom Aquino (1), Guarantã do Norte (6), Ipiranga do Norte (1), Itanhangá (1), Jaciara (1), Lucas do Rio Verde (11), Nossa Senhora do Livramento (2), Nota Mutum (4), Novo Santo Antônio (3), Pontal do Araguaia (2), Pontes e Lacerda (1), Primavera do Leste (7), Querência (2), Rondonópolis (8), Rosário Oeste (4), Santo Afonso (1), Santo Antônio do Leverger (1), Sinop (8), Sorriso (16), Tapurah (1), Várzea Grande (15), Vera (2) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1). 

Dos 2.262 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.402 estão em isolamento domiciliar e 658 estão recuperados. Há ainda 145 pacientes hospitalizados, sendo 73 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 72 em enfermaria. 

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 253 leitos de UTI e 857 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado. 

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50% dos diagnosticados são do sexo feminino e 50% masculino; além disso, 654 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 7.010 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 320 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível, a partir das 17h.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO