facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

06 de Junho de 2020, 14h:00 - A | A

CONEXÃO PODER / NOVAS VAGAS

Segurança: Meta é 'quebrar escola do crime' nas prisões

O governo investe na ampliação do sistema prisional e separação dos detentos por gravidade de crimes praticados.

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Em entrevista ao Conexão Poder, o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante detalha os investimentos que estão sendo feitos na ampliação e estruturação do sistema prisional de Mato Grosso para conseguir bloquear o avanço das facções, ou seja, impedir que os presídios sirvam de ‘escolas do crime’.

“A proposta que está tendo do Governo o Estado hoje é separar presos condenados de presos provisórios, presos com determinado cometimento de crimes com outros presos que são do crime organizado de um lado, e presos crimes não do crime organizado de outro. No dia que tivermos a capacidade de fazer essa operação, o sistema prisional vai funcionar muito melhor do hoje. Essa é a ideia. Por isso essa quantidade de vagas, para fazer a separação de presos provisórios e do tipo de crime que eles cometeram”, comenta Bustamante.

No dia 30 de junho o governo deve inaugurar uma nova penitenciária em Várzea Grande com capacidade para cerca de 1 mil presos. A unidade será de modelo produtivo, pois irá ter ao lado um viveiro e uma fábrica de blocos em que os presos poderão trabalhar.

O secretário comenta a necessidade de profissionalizar os presos para que eles possam voltar ao convívio social sem retomar a prática de crimes.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia