facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

07 de Abril de 2019, 10h:30 - A | A

CONEXÃO PODER / VEJA O VÍDEO

Saúde: Santa Casa não tem controle financeiro e sempre pede dinheiro

Secretário de Saúde afirma que a gestão do hospital, que é uma empresa particular, não apresenta o quanto deve e se acostumou a pedir repasse emergencial.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que a direção da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá vive pedindo dinheiro, mas nem ela sabe o quanto a unidade deve, visto a desorganização da administração, que não apresenta um plano “perene” para que recursos emergenciais sejam repassados e se torna sem credibilidade para qualquer socorro financeiro.

A crise financeira do mais tradicional hospital filantrópico do Estado foi debatida nesta semana, durante o programa Conexão Poder.

Na oportunidade, Figueiredo voltou a lembrar que apesar da pressão por repasses do Governo, a Santa Casa é uma empresa privada, com sócios e lucra com os atendimentos hospitalares.

“Sempre vai ter alguém que vai pagar essa conta e a Santa Casa não vai se organizar”, disse o secretário.

 

Segundo ele, a crise na Santa Casa é gerada pela falta de gestão eficiente, que teria se acostumado a ser socorrida financeiramente pelo Poder Público. Na entrevista ele comentou que no ano passado a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado repassaram R$ 3 milhões, cada um, para a unidade pagar funcionários e fornecedores, mas a situação voltou a estado de calamidade e o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde foi interrompido no dia 11 de março.

“Sempre vai ter alguém que vai pagar essa conta e a Santa Casa não vai se organizar”.

Diante desse cenário, para o secretário, repassar dinheiro à direção da Santa Casa, sem um plano operacional, seria um desperdício.

“Tem credor que é sócio do hospital e não poderia ser e tem sócio que exerce função remunerada, que também não poderia ter".

Reforça que o Governo do Estado e Federal estão há mais de 20 dias esperando um plano e a apresentação do balancete das contas do hospital, mas que até o momento a direção não repassou nenhuma informação precisa sobre a real dívida da Santa Casa, estimada em R$ 100 milhões.

“Tem credor que é sócio do hospital e não poderia ser e tem sócio que exerce função remunerada, que também não poderia ter. Portanto, o Governo do Estado e o Governo Federal exigem uma gestão profissionalizada, se a Santa Casa não fizer isso não vai ter recursos”, pontou.

CLIQUE AQUI E ASSISTA NA ÍNTEGRA

Leia mais

Ação arrecada 17 toneladas de alimentos para funcionários da Santa Casa

 

Comente esta notícia