02.06.2011 | 17h57


CIDADES

Unirondon, Univag e Afirmativo têm vagas suspensas no curso de Direito

INARA FONSECA 11h15
DA REDAÇÃO

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu 242 vagas de quatro cursos de Direito em Mato Grosso que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações. Em Cuiabá, os centros universitários Cândido Rondon (Unirondon), de Várzea Grande (UNIVAG) e a Faculdade Afirmativo foram afetados pela resolução do MEC. A medida foi publicada nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial da União (DOU).

Em Barra do Garças, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia também sofreu corte nas vagas. A medida do MEC afetou apenas instituições de ensino superior que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2, em 2009.

De acordo com o DOU, a Unirondon obteve nota 1,61, a Univag 1,49, a Afirmativo 1,26 e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia 1,61. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável, e o 4 e o 5 bons.

A avaliação é realizada através da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infra-estrutura das Instituições.

A redução de vagas é feita de acordo com as notas alcançadas. Quanto pior o resultado, maior o corte. O Centro Universitário Cândido Rondon terá cerca de 30% de suas vagas reduzidas, o Centro Universitário de Várzea Grande 40%, a Faculdade Afirmativo 38% e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia 30%.

A suspensão das vagas é uma medida cautelar do MEC. As instituições de ensino superior que obtiveram resultado insatisfatório passarão por processo de renovação da autorização de funcionamento. Caso consigam comprovar melhora na qualidade de ensino, as instituições poderão ter as vagas "devolvidas".

A Faculdade Afirmativo informou ao RepórterMT que está ciente do fato e concorda com a decisão tomada pelo MEC. A instituição também esclareceu que a Faculdade tem tomado iniciativas para melhoria do curso de Direito e que em breve os resultados poderão ser evidenciados.

O RepórterMT entrou em contato com o Centro Universitário Cândido Rondon, mas até o fechamento desta matéria não houve posicionamento oficial das Instituições. A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia e o Centro Universitário de Várzea Grande foram procurados, porém os responsáveis não foram encontrados.

Brasil

Em todo Brasil, 11 mil vagas de 136 cursos de Direito foram suspensas. Os cursos que sofreram perda no número de vagas ofertadas são todos de instituições privadas. Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, regularizada em maio (17).

Às 15h35 o Centro Universitário Cândido Rondon encaminhou nota de esclarecimento à nossa redação. Confira.

A partir da divulgação deste indicador, calculado a partir da nota obtida pelos estudantes no ENADE de 2009, o UNIRONDON tratou de estabelecer um programa de melhoria contínua do seu curso de Direito, o qual, inclusive, já restou devidamente apresentado ao Ministério da Educação.Estas melhorias serão devidamente analisadas pelo Ministério da Educação no âmbito do processo já em andamento, destinado à renovação do reconhecimento do curso de Direito do UNIRONDON, na ocasião em que for realizada a avaliação presencial das condições de oferta do referido curso.

Esta avaliação, necessária para composição do conceito final do Curso, quando realizada será constatada a efetiva qualidade das condições de oferta do curso de Direito do UNIRONDON e culminará com a divulgação do conceito de qualidade do curso, denominado Conceito de Curso - CC.

O resultado do processo de avaliação presencial do curso de Direito do UNIRONDON certamente apontará para a efetiva qualidade do referido curso, sendo certo que o sucesso nesta empreitada trará como consequência a recomposição da quantidade de vagas oferecidas, conforme mencionado no Despacho publicado nesta data.

O UNIRONDON, por meio da presente Nota, reitera seu compromisso institucional com a oferta de educação de qualidade, elemento norteador da condução de suas atividades educacionais ao longo de sua existência.

Professor Adonias Gomes de Almeida - Reitor

Professora Luzia Guimarães - Pró-Reitora Acadêmica

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO