15.09.2011 | 11h17


CIDADES

Trilogia do Pantanal e cronômetro marcam evento dos mil dias para Copa

DA ASSESSORIA       10h20
AGECOPA

O Brasil começa, na próxima sexta-feira (16.09), a contagem regressiva de mil dias para o início da Copa do Mundo, que ocorrerá no dia 12 de junho de 2014, às 14 horas. Todas as cidades-sede vão realizar eventos para celebrar a data. Em Cuiabá será inaugurado um cronômetro em frente a sede da Agecopa na avenida Lavapés, em seguida acontece o lançamento do projeto "Trilogia do Pantanal" - uma série de documentários que vão divulgar internacionalmente as belezas do Pantanal.

Dois dos maiores documentaristas de natureza do Brasil, Lawrence Wahba e Haroldo Palo Junior, vão registrar a riqueza da fauna e da flora da maior planície alagável do planeta, o Pantanal mato-grossense. A vida no Pantanal tem dois ciclos bem definidos: o período da cheia e o da seca, que obriga seus habitantes a se adaptarem às mudanças constantes em seu habitat.

Um projeto ousado que divulgará para o mundo, pelo canal National Geographic (NatGeo), o potencial turístico de Mato Grosso. A série será exibida em aproximadamente 164 países e 27 idiomas. O NatGeo, reconhecido internacionalmente por seus documentários sobre natureza, está disponível em mais de 29 milhões de lares em todo o mundo.

Na série de três episódios de 52 minutos cada (focados nos ambientes água, terra e ar), os documentaristas vão atravessar toda a região pantaneira para mostrar as mudanças que ocorrem no período de um ano. Através das lentes das câmeras de última geração, os espectadores serão levados a ver o pantanal sob uma nova perspectiva, a dos animais.

O Pantanal abriga aproximadamente 102 espécies de mamíferos, 652 de aves, 177 de répteis, 264 de peixes, 40 de anfíbios e milhares de espécies de insetos. Na Trilogia do Pantanal, a onça pintada representa a vida na terra, o tuiuiu no ar e o jacaré é o símbolo da vida na água.

O lançamento contará com a presença dos documentaristas e a exibição do making off da Trilogia do Pantanal. O documentarista Lawrence Wahba se dedica desde a década de 90 a registrar exclusivamente a vida selvagem, produziu mais de 40 documentários e quatrocentas matérias de TV para canais como a National Geografic e Discovery Channel.

Haroldo Palo Junior é fotógrafo e cinegrafista de natureza há mais de 30 anos. Atuou como cinegrafista e produtor de campo da produção da série Planet Earth, da BBC.

CRONÔMETRO - Como em muitas cidades-sede, a população da Capital poderá acompanhar a contagem regressiva para a Copa através de um grande cronômetro instalado em um telão de LED na frente da sede da Agecopa. "É mais uma oportunidade para que todos possam acompanhar o andamento dos trabalhos que preparam Cuiabá e Mato Grosso para o maior evento de sua história", explicou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

Além da contagem regressiva, a população receberá informações motivacionais, vídeos institucionais e promocionais do turismo, da cultura e das nossas belezas naturais.


 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO