alexametrics
15.01.2011 | 09h10


CIDADES

Sisu abre 83 mil vagas em universidades de todo o país

DA REDAÇÃO    18h33

Estudantes de todo o país já podem se inscrever para concorrer a 83.125 vagas disponíveis em instituições de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para Mato Grosso, estão reservadas 5.168 vagas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 99 cursos distribuídos em cinco campus (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia). As inscrições estarão abertas pela internet até o dia 18 de janeiro.

Neste primeiro semestre, o Sistema de Seleção Unificada teve a adesão de 83 instituições. São 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A oferta compreende cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia. O número de vagas representa um aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema.

Podem participar da seleção somente os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. As inscrições, que serão feitas em uma única etapa, estarão abertas no período de 6h às 23h59 (horário de Brasília) dos três dias em que o sistema estará aberto. O estudante deve informar o número de inscrição no Enem de 2010 e a senha de acesso cadastrada no exame. O candidato terá acesso ao Sisu com a senha do Enem. O estudante que quiser recuperar a sua senha deve acessar a página (http://www.inep.gov.br) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.

O aluno pode fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte calculada ao fim de cada dia. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Terminado o período de inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores - nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. O calendário pode ser consultado na página (http://sisu.mec.gov.br/index.html) do Sisu na internet.

Os candidatos que desejam concorrer a vagas específicas para políticas afirmativas também serão contemplados pelo Sisu. Ao inscrever-se, o candidato deve informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas, que seguem o padrão adotado pela instituição de ensino.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sisu)

 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Vanilda de souza Araujo  24.01.12 15h01
Gostaria de saber se fui selecionada e aceita pelo sisu nos curso de agronomia na primeira opção e zootecnia na segunda opção para a Universidade na cidade de sinop-mt. Por favor responda-se com urgencia. Obrigada. Resp: VC deve contactar a Universidade

Responder

0
0

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime