alexametrics
29.07.2011 | 16h39


CIDADES

Serventes trazidos do Maranhão acusam construtora de “escravidão"

INARA FONSECA     15h10
DA REDAÇÃO

Nove trabalhadores foram demitidos ontem (28) pela empreiteira Antoniel Pereira e Cia Ltda, subcontratada pela construtora Prime para a obra do conjunto Parque Chapada dos Guimarães, em Várzea Grande. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), os funcionários foram mandados embora após reclamarem das condições sub-humanas nas quais se encontravam.

Os trabalhadores foram trazidos de Santa Helena, Maranhão, com a promessa de trabalho e remuneração acima da que é ofertada na terra natal. Entretanto, ao chegarem aqui se depararam com falta de atendimento médico, humilhação e fome. Conforme o Sindicato, os trabalhadores foram expulsos do refeitório da obra e foram socorridos pelo empreiteiro. Além disso, a remuneração é feita apenas sobre a produção e não conforme o salário estipulado.

Inaldo Luis Pereira, servente em Cuiabá desde 28 de março, relatou que durante os meses permaneceu maior parte do tempo sem trabalho, tendo recebido apenas três vezes, e não teve ajuda da construtora Prime mesmo com uma infecção no rosto. A gente se sente numa escravidão branca. Tanto a construtora Prime como a empreiteira têm sua parcela de culpa", reclamou.

O servente João Carlos Freire Dias, em Cuiabá desde 22 de fevereiro, ficou três meses e 20 dias sem trabalhar. Casado e pai de dois filhos, João teve que contar com a ajuda família maranhense. "A gente vir com uma promessa de trabalho e depois ter que ficar pedindo dinheiro para a família é muito humilhante", disse.

Um ação no Ministério Público do Trabalho (MPT) e na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE) será ativada pelo SINTRAICCCM.

O RepórterMt entrou em contato com Prime Incorporações e Construções, porém até o fechamento da edição desta matéria a construtora não retornou às ligações.














COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime