facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

03 de Abril de 2020, 08h:55 - A | A

CIDADES / EFEITO CORONAVÍRUS

Prefeitura limita duração de velórios em Cuiabá

Ficou definido ainda que o horário dos velórios serão das 7h até às 17h, caso não haja o sepultamento até às 17h, os velórios deverão ser fechados e reabertos no dia seguinte

DA REDAÇÃO



Para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá estabeleceu regras para realização de velórios. De acordo com a portaria assinada pelo secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, os velórios terão limite máximo de 4h de duração. O horário de funcionamento dos velórios serão das 7h até às 17h, caso não haja o sepultamento até às 17h, os velórios deverão ser fechados e reabertos no dia seguinte.

Após a realização de cada velório, é obrigatória a desinfecção do local onde realizou a cerimônia.  Segundo a portaria, o número máximo de pessoas por velório não poderá ultrapassar 10 pessoas, “sendo que o distanciamento não poderá ser inferior a uma pessoa para cada 5 metros quadrados”.

Para os casos de morte por coronavírus ou suspeita, o documento proíbe o velório e adota outras medidas: Fica proibido o velório, sendo o corpo manuseado no local do óbito e autorizado seu transporte apenas direto ao cemitério ou crematório; recomenda-se a cremação; a urna deverá ser lacrada e fica proibido a prática de tanatopraxia, embalsamamento ou qualquer outra técnica de conservação.

A portaria ainda recomenda que as pessoas integrantes do grupo de risco, não compareçam no velório ou, caso sendo imprescindível, que sejam definidos horários reservados para a visitação. 

Veja a íntegra da portaria aqui. 

Comente esta notícia