01.07.2011 | 11h25


CIDADES

Plugues e tomadas fora do novo padrão serão apreendidas

DA REDAÇÃO 10h20

A partir desta sexta-feira (01.07) está proibida a venda de equipamentos de plugues e tomadas fora da padronização. Produtos dessa natureza que forem encontrados no comércio serão apreendidos pela equipe de fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT). Além da padronização é obrigatório o Selo de Certificação do Inmetro. A Resolução nº 008/2009 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que trata do assunto, é válida para todo o país.

A fiscalização no segmento vem acontecendo desde o início do ano (01.01.2011), tendo como alvo os plugues e tomadas vendidos isoladamente. Desde a época, os produtos fora do padrão estão sendo apreendidos.

A partir de hoje começa a apreensão dos equipamentos de plugues e tomadas que estiverem fora da padronização. Somente existirá um padrão de tomadas, sempre com três orifícios e dois padrões de plugues, um com dois pinos e outro com três pinos redondos. Esses pinos e orifícios das tomadas podem ser de dois diâmetros: com 4mm ou 4.8mm. O pino chato acabou.

Exemplo: os eletrodomésticos que necessitam de aterramento para promover a segurança elétrica, como acontecem com os refrigeradores, máquinas de lavar roupa com ciclo de lavagem a quente, aparelhos de ar condicionado e microondas, usam os plugues de três pinos.

Já os que operam com até 10 amperes usam o plugue com pinos de 4mm, enquanto aqueles que trabalham entre 10 e 20 amperes, como é o caso do secador de cabelo, usam plugues com 4,8mm de diâmetro.

O plugue novo/padronizado é sextavado e a tomada possui uma cavidade sextavada. Nesse caso a energização do pino só acontece quando ele estiver com a parte plástica totalmente inserida na cavidade da tomada, garantindo a segurança contra choque elétrico no ato da conexão do plugue na tomada.

Outra vantagem está associada ao desperdício de energia, uma vez que a conexão do pino padronizado na tomada é perfeita (há ajuste do pino no orifício da tomada eliminando os encaixes indesejáveis). "Ajuda a combater o desperdício de energia, diminuindo a perda causada pelo mau contato e pela dissipação de calor, responsável pelo superaquecimento do eletrodoméstico ou da instalação e até dos incêndios".

Outras informações com a equipe técnica do setor de Avaliação da Conformidade do Imeq-MT pelo telefone 3624-8785 ou diretamente no site www.inmetro.gov.br.

PADRONIZAÇÃO

Três critérios fundamentais foram adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a escolha do padrão: segurança, custo e adaptabilidade. O modelo escolhido atende a preocupação com a segurança dos usuários e das instalações. Com base em pesquisas, o melhor custo-benefício para os usuários e empresas impactadas e no quesito adaptabilidade foi pesquisado o modelo em que os padrões se adaptavam melhor à maioria das instalações já existentes.

DÚVIDAS

1 - Com essa padronização vou ter que substituir todos os plugues e tomadas de minha residência?

Não. É importante destacar que somente em 20% dos casos você encontrará dificuldade no momento da conexão dos plugues e tomadas. Além disso, há a alternativa do uso do adaptador. Mas o ideal é que você troque a tomada por uma padronizada.

2 - Tenho um equipamento novo de dois pinos redondos e minha tomada é antiga, o que fazer

Não precisa fazer nada. O plugue do seu aparelho é compatível tanto com a tomada antiga quanto com a padronizada. Exemplo: televisores, aparelhos de som e vídeo, liquidificadores, batedeiras e outros.

3 - Comprei um equipamento novo em que o plugue é o padrão de três pinos e minha tomada é a antiga, o que fazer?

Esse é um dos casos em que sentirá a necessidade de troca, já que são aparelhos que contém a necessidade de aterramento com o terceiro pino. Mas acontecerá em poucos casos e apenas na compra de aparelhos novos ou na medida em que você for reformando sua residência. Nesses casos, deverá preferencialmente substituir a tomada, fazendo o devido aterramento da sua instalação. Num primeiro momento poderá usar um adaptador, desde que certificado pelo Inmetro.

4 - Tenho um equipamento antigo de dois pinos redondos e a minha tomada é antiga, o que fazer?

Não precisa fazer nada. O plugue do seu aparelho é compatível tanto com a tomada antiga quanto com a do novo padrão. Exemplos: televisores, exaustores, cafeteiras, liquidificadores, etc.

5 - Tenho um equipamento novo de dois pinos redondos de diâmetro 4,8 mm e a minha tomada é antiga, o que fazer?

Outro caso em que sentirá a necessidade de troca, já que esse tipo de produto não irá se adaptar em nenhuma das tomadas existentes em sua residência. Deverá preferencialmente substituir a tomada e solicitar ao eletricista que verifique se a fiação elétrica da sua residência, no ponto dessa tomada, está apta a receber a nova tomada para produtos de maior potência.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO