23.02.2011 | 17h57


CIDADES

Orquestra de Mato Grosso inicia temporada 2011 no próximo mês

DA REDAÇÃO       16h57

A Orquestra do Estado de Mato Grosso inicia no próximo mês a Temporada 2011. O grupo tem difundido ao longo dos anos a música em todos os cantos de Mato Grosso e fora ele. "Avançamos muito nos últimos anos, mas sabemos que é longo o caminho que nos levará a plena democratização da cultura. Em seis anos de trabalho, podemos dizer com orgulho que já realizamos 463 concertos em mais de 120 municípios de 23 estados brasileiros", ressalta o maestro e diretor artístico da OEMT, Leandro Carvalho.

Para a Temporada 2011, o grupo dará continuidade às suas três principais séries de concerto: Concertos OficiaisDidáticos e Populares.

Uma novidade para este ano é a presença da obra de reconhecidos artistas plásticos mato-grossenses, definindo a identidade estética de toda a Temporada 2011 da Orquestra. Obras de Adir Sodré, Regina Pena, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Valcides Arantes e Wander Melo foram cedidas para ilustrar não apenas o Programa de Concerto, mas todo o material gráfico relacionado à série de Concertos Oficiais.

Concertos no Cine Teatro Cuiabá

A série de Concertos Oficiais da OEMT abre sua temporada em março (19 e 20), recebendo como convidado o pianista cuiabano Walter Asvolisnque, interpretando peças de Igor Stravinsky, Camille Saint-Saens, Astor Piazzolla e Leonard Bernstein (1918-1990). No mês seguinte, nos já tradicionais concertos de aniversário de Cuiabá, nos dias 8 e 9 de abril, a OEMT lança seu terceiro álbum, intitulado "Berrante Pantaneiro", apresentando composição homônima do instrumentista e pesquisador Guapo. Em maio [28 e 29], a Orquestra recebe o respeitado maestro Tiago Flores, atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que enobrece a série de concertos juntamente com um dos mais importantes nomes da música instrumental brasileira, o acordeonista Renato Borghetti.

Na segunda metade do ano, em setembro (10 e 11), os Concertos Oficiais começam com uma homenagem aos cem anos de dois grandes compositores que se destacaram escrevendo música para cinema: o italiano Nino Rota, que escreveu praticamente todas as trilhas sonoras dos filmes de Federico Fellini, e Bernard Herrmann, compositor estadunidense conhecido pelas trilhas dos filmes de Alfred Hitchcock. Para este concerto, a OEMT estará sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba e Trombone Solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em outubro (01 e 02), a OEMT recebe o virtuose do violino Emmanuele Baldini em um tributo especial ao compositor mineiro Flausino do Vale, com participação do grande violeiro Roberto Corrêa, especial colaborador da OEMT desde sua criação. E fechando o ano, em novembro (05 e 06), para celebrar os 90 anos do grande compositor argentino Astor Piazzolla, o bandoneonista Carlos Corrales, retorna a Cuiabá para concertos e gravações.

Concertos nas escolas e no Sesc

A Temporada 2011 da série de Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso traz como tema 'Os sete pecados capitais' do dramaturgo alemão Bertold Brecht, com música do compositor Kurt Weill. Segundo o diretor artístico da OEMT Leandro Carvalho, este conteúdo guiará os trabalhos dos educadores da Orquestra nas oficinas de capacitação que serão oferecidas para mais de duzentos professores, bem como o espetáculo que será criado especialmente para esta ocasião.

"Nesta série de concertos, beneficiaremos diretamente mais de 30 escolas e 200 professores da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres", informa o diretor Leandro Carvalho. Este ano, as apresentações da série de Concertos Didáticos voltam ao Sesc Arsenal, onde também serão realizadas as 'oficinas de capacitação'.

Concertos em MT, MG e GO

Com a retomada do patrocínio da ADM World, a OEMT realizará oito novas apresentações pela série de Concertos Populares, em três estados brasileiros: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. As apresentações desta série de concertos têm inicio em Rondonópolis - MT (10/04), depois Cristalina - GO (30/06), Catalão - GO (01/07), Araguari - MG (02/07), Patrocínio - MG (03/07), Uberlândia - MG (04/07), Rio Verde - GO (05/07) e Anápolis - GO (06/07).

A turnê deste ano contará ainda com a colaboração de um dos mais importantes violeiros da atualidade, Roberto Correa. (Com assessoria)











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO