facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Janeiro de 2011, 15h:27 - A | A

CIDADES /

Opinião: A Ingratidão



PRs JOMAR/KARINA FREITAS  13h10


"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da galileia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. e levantaram a voz, dizendo: Jesus, mestre, tem misericórdia de nos! e ele, vendo-os, disse-lhes: ide e mostrai-vos aos sacerdotes. e aconteceu que, indo ele, ficaram limpos. e um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. e respondendo Jesus, disse: não foram dez os limpos? e onde estão os noves? não houve quem voltasse para dar gloria a Deus, senão este estrangeiro? e disse-lhe: levanta-te e vai; a tua fe te salvou." Lucas 17:11-19

A ingratidão é uma das facetas de satanás na igreja. Jesus quer levantar líderes de honra, satanás quer levantar pessoas ingratas. Para seu êxito nesse ano que está se iniciando é preciso antes de termos definidos quais as nossas metas a serem alcançadas precisamos analisar o que eu preciso deixar. Lemos nesse texto a situação de 10 homens que se encontravam leprosos. A lepra naquela oportunidade era uma doença sem cura, havia uma lei determinando que após a pessoa ser avaliada pelo sacerdote, esse deveria dar o veredicto de que a pessoa estava ou não leprosa, se sim, o leproso deveria viver afastado do restante da comunidade, criando assim um reduto de leproso.

Fazendo-se uma analogia bíblica, a lepra é a real situação como chegamos a Deus.
Problemas familiares= casamentos destruídos; filhos rebeldes. Problemas financeiros= falência, dividas, desemprego. Problemas emocionais= depressão, falta de perdão. Problemas de caráter= orgulho, soberba, insubmissão. Problemas espirituais= frustrados com a chamada, frios, religiosos, ensofismados, e principalmente sem conhecer o lindo plano da salvação.
Neste texto diante dos grandes ensinos que poderíamos extrair, identificamos algo que ficou evidente: a ingratidão.Quantos eram os leprosos? Quantos voltaram para glorificar a Deus?

Hoje Deus ira nos confrontar e arrancar toda ingratidão do nosso coração. Seremos transformados de pessoas ingratas para lideres que honram.
Os nove leprosos foram ingratos; primeiro para com Deus; já que se quer voltaram para glorificar.
Muitas pessoas são livres das opressões demoníacas, tem seus casamentos restaurados, prosperam, alcançam alento para seus problemas familiares, financeiros, emocionais, e de caráter e espirituais. Entretanto, o tempo passa e pode-se notar o esquecimento daquilo que Deus fez, de onde ele nos tirou, ou no mínimo de onde ele evitou que estivéssemos.

A ingratidão é o trunfo que satanás utiliza contra uma pessoa quando essa passa a desprezar aquilo que Deus fez. Toda pessoa ingrata perde a noção que suas crises não são devido à igreja, o líder, o pastor, o trabalho, o cônjuge. Mas, porque se esqueceu de onde veio! Esqueceu-se de onde estava caído!
Pessoas ingratas sempre pensam em desistir, são murmuradoras, afrontosas, insubmissas, sempre colocam a culpa em outros, são questionadoras, nunca olham para si mesmas.

Você é assim? Você conhece alguém assim?
Se estes sintomas estão em sua vida, reveja suas atitudes e mude os sinais da ingratidão.
Alem de identificarmos a ingratidão dos leprosos para com Deus, podemos identificar também a ingratidão perante o mentor de suas vidas, perante os lideres. Se é difícil encontrar gratidão a Deus imagine aos líderes.
Pode-se medir a saúde de uma igreja pelo respeito e honra que esta igreja tem por seus líderes.

Existem inúmeras pessoas que são cuidadas, amparadas, ministradas de maneira direta, ou indireta, mudam suas vidas, conseguem salvar seus casamentos, salvar seus filhos das drogas da rebeldia, recebem cura, mas assim como os 9 leprosos, logo se esquecem de onde vieram, e não voltam para agradecer a seus líderes por tudo que receberam.

E saliente-se que não é reconhecimento que o lideres buscam, mas é dever de todos que são ajudados serem gratos a quem os ajudou. Ao contrário disto, observa-se muitas vezes discípulos ajudados, buscando em seus líderes defeitos, alguma debilidade para assim poder criticá-lo e difamá-lo.

As maiores decepções que Jesus teve em seu ministério não foram com os de fora, mas com os de perto, suas ovelhas, seus discípulos, seus 12. Pedro o negou, Judas o traiu, Tome duvidou. Na pratica quando as pessoas estão cheias de amarras de satanás, desempregadas, depressivas, casamentos destruídos, emocionalmente abaladas, enfermas. O líder, o mentor serve. Mas quando o "nariz começa a sair da lama", "começam a se achar" se sentem no direito de criticar: não é bem assim... para que ser desse jeito... Se for assim eu não vou fazer. Começam a boicotar, e pior começam a contaminar outros.

Ingratidão faz com que as pessoas quebrem princípios de Deus. Vou dizer um básico: amar o seu próximo como a ti mesmo. Precisamos vencer a ingratidão. O antídoto contra a ingratidão é a honra. Note que Jesus sendo o Senhor dos senhores, Rei dos reis, Deus soberano, ele não mudou os princípios, ele sempre foi um homem de honra.Ele manda que os leprosos façam o que? Ler Lucas 17:14 - se apresentarem aos sacerdotes. O sacerdote era quem declarava os leprosos limpos ou não.

Precisamos cumprir princípios. E um deles e honra ao sacerdote. A quem você se reporta? Quem é sua cobertura espiritual, seu mentor. Seu discipulador. A quem você ouve?

Tem pessoas que falam serem discípulos, mas são influenciados por outros; e às vezes por pessoas que não tem nenhum testemunho de vida.
A ingratidão atrai a indignacoa de Deus... Jesus questiona: não houve quem voltasse para dar gloria a Deus, senão este estrangeiro? (Lucas 17:18)
A ingratidão cessa as bênçãos na minha vida. hoje decida cumprir os princípios da gratidão pela honra.

Deus abençoe, sua vida!

Graça e Paz!

Jomar e Karina Freitas são pastores da Igreja El Shaddai Cuiabá.

 

 

 

Comente esta notícia