alexametrics
29.08.2011 | 20h33


CIDADES

Mulher de 50 está internada com suspeita de Gripe Suína em Cuiabá

INARA FONSECA   12h
DA REDAÇÃO

Fontes do RepórterMT, ligadas ao Hospital Jardim Cuiabá, revelaram que uma mulher com aproximadamente 50 anos está internada com suspeita de gripe influenza A (H1N1) ou gripe suína. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) ainda não confirmou o caso, mas informou que a vigilância sanitária já está investigando a suspeita.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  - regional-MT (Anvisa), o possível caso de gripe suína foi relatado nesta manhã e, no momento, um levantamento está sendo realizado. O RepórterMT entrou em contato com a direção do Hospital Jardim Cuiabá, que se negou a conceder qualquer informação sobre o caso. A suposta vítima está internada na unidade desde a semana passada. Ela também tem um filho que passou pelo mesmo problema, mas que já estaria bem e em casa.

Em 2009, um surto de gripe suína causou aproximadamente 800 vítimas fatais no mundo. No Brasil, foram registradas cerca de 40 mortes em decorrência do vírus H1N1. A gripe influenza A é transmitida por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há riscos de contrair a doença apenas ingerindo a carne de porco.

Os sintomas da gripe suína são similares ao da comum: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Alguns cuidados de higiene são necessários para evitar contaminação pelo vírus, tais como: lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime