alexametrics
24.07.2011 | 02h46


CIDADES

Mirante passa a ter seguranças e horário para visitação

MAYARA MICHELS  2h00
DA REDAÇÃO

Por determinação da Justiça a prefeitura de Chapada dos Guimarães instalou nesta semana uma tenda com cancelas para controlar a visitação do Mirante. O local será aberto das 6h às 18h, todos os dias. Além disso, um segurança foi contratado pela prefeitura para administrar e orientar turistas no local, que fica a 8 km da cidade.

Segundo o prefeito do município, Flávio Daltro, na audiência, apenas um, dos quatro proprietários da área, compareceu. O mesmo se comprometeu a fazer uma rede de proteção no famoso "trampolim", onde aventureiros se arriscam para tirar fotos no local. Além de avisos e placas de perigo que deverão ser instaladas.

A determinação da Justiça tem como base uma denúncia feita pelo Ministério Público, após a morte do jovem Suelme Vitor Evangelista, 22, que caiu do Mirante no mes passado.  O risco que os turistas correm ao frequentar o local, que não tem sinalização e não oferece segurança, pode ocasionar a interdição do local, caso a prefeitura e o proprietário não cumpram com o determinado provisoriamente.

Daltro afirma que os gestores ficam de mãos atadas e não podem oferecer infraestrutura e investir no local, devido o terreno ser particular. Há 15 anos quatro pessoas que se dizem donos do Mirante  disputam a posse do local.

Daltro afirmou ainda que, devido ao período de férias, propôs para o Ibama a abertura do principal atrativo turístico do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva, até o dia 31 de julho. "Me propus a pagar o salário de quatro monitores até o dia 31 para que neste período de férias, turistas não fiquem sem conhecer o local". O Ibama ainda não respondeu. 

A cachoeira está interdita devido um pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou irregular o pagamento feito pela Prefeitura Municipal aos monitores que trabalham na região. O TCE determinou também que os contratos que vencem no próximo dia 30, não sejam renovados. Com 86 metros de altura, a cachoeira é um dos mais belos cartões postais de Mato Grosso.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime