20.09.2019 | 15h26


"O BANQUETE ESTÁ PRONTO"

Intervenção artística está cartaz em Sic Bartão

Com entrada gratuita, a instalação reúne fotografias de Junior Rossato em composição a uma mesa posta com um banquete



Está em cartaz, até 27 de setembro,  a intervenção artística “O Banquete está pronto!” em Sic Bartão, museu de arte cristã contemporânea, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a instalação reúne fotografias de Junior Rossato em composição a uma mesa posta com um banquete, repleto de frutas, bolos e pães, numa alusão ao Evangelho de Lucas, o Grande Banquete.  

A ideia surgiu a partir de uma inspiração da idealizadora do projeto Clichês na rua, Talissa Briante, que vislumbrou um banquete, em que as pessoas celebravam a vida e se serviam do que era oferecido. “O invisível tornando visível, o Rei convida para o Banquete e Ele convida a todos nós”, explicou.  Talissa compartilhou sua projeção com Sic Bartão e ela ganhou forma em 21 de maio, integrando o evento Noite One. “A intervenção foi realizada em frente ao Restaurante Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso, quando montamos uma mesa com um banquete para que todos se servissem. Percebemos pessoas impactadas com a instalação, que propunha uma reflexão sobre o que Deus nos oferece”, completou Aline Bortoli, diretora de Sic.

Na ocasião, o fotógrafo Junior Rossato imprimiu a sensibilidade de seu olhar para captar cenas, tonalidades, atmosfera. O resultado se transformou em uma nova releitura da intervenção, desta vez montada em Sic Bartão, aberta ao público, de terça-feira a sexta-feira, das 15h às 20h.   A exposição recebeu apoio do decorador Celio Correa.

A historiadora Evellyn Azeredo, que conduz a visitação, esclarece que as parábolas de Jesus são extraídas da Bíblia, livro que narra a história da humanidade sob o ponto de vista cristão.  São mensagens que inspiram, provocam inquietação, trazem esperança. “Acreditando ou não na figura de Cristo, suas parábolas são verdadeiras lições de como ser mais solidário, tolerante, respeitoso. A Bíblia é um livro que acompanha gerações através dos séculos, é atemporal”, completa. Sobre a parábola inspiradora da intervenção, Evellyn comenta que Jesus contou sobre uma história em que convites foram enviados para um grupo e declinados por este. “As desculpas referiam-se aos negócios, as obrigações do cotidiano, portanto escolheram não ir ao evento. E nós, hoje, quais as razões pelas quais estamos recusando o convite de Deus?”, pontuou.

A participação no banquete depende de aceitar o convite. A exposição traz justamente este propósito, um convite ao espectador para desfrutar o banquete, contemplar a arte, refletir e deixar seus sentidos mais apurados.

Com propósito de evidenciar a arte contemporânea, indo além do que tradicionalmente é representado pela arte sacra, Sic está há um ano garimpando obras de arte de artistas renomados e novos talentos mato-grossenses e brasileiros, cuja sensibilidade se entrelaça a percepção cristã. Neste percurso, assinou exposições, apoiou iniciativas artísticas, firmou parcerias e está dando corpo ao seu acervo com obras de Hirigaray, João Sebastião, Adriano Figueiredo, Sebastião Silva, Lara Matana, Rafael Jonnier, entre outros nomes de referência.

No próximo mês, Sic apresenta a mostra individual da artista Rubi Reolon, inspirada no Jardim do Éden.

Inf.: (65)98117-6891

Serviço

O Quê: Instalação artística “O Banquete está pronto!”

Quando: Em cartaz até 27 de setembro de 2019

Horário: das 15h às 20h

Local: Sic Bartão, Avenida dos Florais, n. 878 - Cuiabá











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER