alexametrics
03.05.2011 | 19h07


CIDADES

Eder fala sobre novo sistema de transporte com VLT

FERNANDA LEITE 15h22
DA REDAÇÃO

Diretamente de Portugal, o presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa), Eder Moraes, avaliou o sistema modal de transporte a ser implantando em Cuiabá para a Copa de 2014, se é o Bus Rapid Transit (BRT) ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Por telefone, o presidente da Agecopa disse que será levado em consideração o transporte mais moderno, rápido, confortável. "O que posso assegurar é que o valor será acessível ao bolso do trabalhador e queremos induzir que todas as classes sociais usufruam do novo sistemaa para diminuir o fluxo de veículos no trânsito" disse


Também será analisado o modal que apresentar uma melhor adaptação nas questões técnicas, onde a intervenções na rede de esgoto, de energia elétrica e a densidade do solo por onde o percurso será feito.


Com relação à tarifa do transporte, o presidente da Agecopa informou que será definido após a chegada da comitiva. O estado deve intervir para que o valor seja acessível ao bolso do cidadão. "A sociedade mato-grossense terá um valor acessível e que toda população possa utilizar este transporte. Caso contrário não é interessante, porque o primeiro público que o governador Silval Barbosa quer atender, é o trabalhador que com sua mão-de-obra gera riquezas para o Estado", concluiu


Para o modelo do BRT, primeiro sistema cogitado, Mato Grosso já dispõe de cerca de R$ 450 milhões assegurados e numa possível escolha pelo VLT, o modal deve ser em torno de R$ 1,1 bilhão podendo ser um valor maior.


Além de cumprir agenda, a comitiva que seguiu viagem na semana passada, aproveitará para divulgar Mato Grosso como líder de produção da pecuária e agronegócio. "É prioridade escolhermos o modelo de transporte, porém o governador estuda projeto de instalação de um sistema de integração dos 141 municípios, podendo ser até por ferrovias".


"Está sendo discutido um projeto de integração dos municípios, que através de ferrovias, norte , sul ,leste oeste poderá unir todas as cidades do Estado", finaliza.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime