19.04.2011 | 13h39


CIDADES

Dom Aquino apresenta sua 1° festa do milho

CIRCUITO MATO GROSSO 12h33

A Primeira Festa do Milho de Dom Aquino (município a 166 Km de Cuiabá) acontece nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 14h, na escola estadual Dom Aquino, situada na avenida Duque de Caxias, no bairro Planaltina.

No primeiro dia do evento haverá palestra sobre turismo rural na agricultura familiar e em seguida, dicas sobre produção e mercado do milho em Mato Grosso. Durante o evento será realizado cursos de artesanato, culinária com as delícias do milho e palestras.

A festa contará com saborosos pratos como a pamonha, bolos, sucos, caldos, croquete e curau. A diretora da Escola Dom Aquino, Maria de Lourdes Oliveira, relata que a realização da festa é um sonho antigo e tem o objetivo de mobilizar os jovens e despertá-los para o empreendedorismo, além de apresentar a produção de milho da região. Conforme a diretora, o recurso será revertido na capacitação dos alunos e professores da escola. "A educação não precisa estar limitada à sala de aula, com uma festa, podemos ensinar e incentivar o trabalho em equipe," declara Maria de Lourdes.

O chefe do escritório da Empaer, José Rodrigues de Souza, esclarece que no município os produtores cultivam milho de verão, que é plantado nos meses de outubro a novembro e milho safrinha (fevereiro até dez de março), sendo plantado após a colheita da soja. Segundo Rodrigues, a área plantada com milho safrinha supera os 13 mil hectares, com uma produtividade de 4.800 quilos por hectare, considerada boa produtividade, já que a média nacional chega a 2.200 quilos por hectare.

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO